E na mesma semana da estréia da Série A e da Série B, terá também início a Série C do Campeonato Brasileiro. O Brasileiro Série C é o campeonato que promove os 4 melhores para a série B e rebaixa os 4 piores para a série D. A fórmula é diferente da Série A e B e divide 20 equipes em 2 grupos de 10 equipes cada, baseada na geografia, pra efeito de facilitar os deslocamentos, grupo A concentra as equipes do norte, nordeste e centro oeste do Brasil e o B concentra as equipes do sul e sudeste, que se enfrentam entre si em 18 rodadas. No final os 4 melhores de cada grupo se classifica pra próxima fase e os 2 últimos de cada grupo são rebaixados. Na segunda fase os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os quartos colocados do outro grupo (confrontos 1 e 2) e os segundos colocados de cada grupo enfrentam os terceiros colocados do outro grupo, respectivamente (confrontos 3 e 4) em confrontos mata-mata de ida e volta. Os vencedores se classificam pra Série B do ano seguinte. Na fase semifinal seriam confrontos entre os vencedores do confronto 1 contra o vencedor do confronto 4 e vencedor do confronto 2 contra o vencedor do confronto 3, em jogos de ida e volta. Os vencedores desses confrontos fazem a final do campeonato em 2 jogos de ida e volta.
Assim ficou os dois grupos da primeira fase:
Grupo A
Fortaleza
O Fortaleza nos anos anteriores por pouco não conseguiu a vaga pra Série B e o ano passado não foi diferente, é um dos principais favoritos pra conquistar a vaga, mas terá de superar o trauma das quartas de final. Destaques o goleiro Marcelo Boeck, os meias Rodrigo Mancha e Rodrigo Andrade e o atacante Lúcio Flávio.
O estádio Castelão que tem capacidade para 64.846 espectadores é onde o Fortaleza manda seus jogos.
Cuiabá
O Cuiabá vem pra tentar surpreender os favoritos e conseguir uma vaga à Série B. Destaques para o goleiro Henal, os meias Leo Salino e Dakson e o atacante Daniel Morais.
A Arena Pantanal, com capacidade para 42.968 espectadores é a casa do Cuiabá.
Confiança
O Confiança no ano passado não passou da fase de grupos, e brigou muito para não voltar à Série D, mas tentará fazer melhor e surpreender. Destaques para o atacante Thiago Silvy, os meias Jardel e Everton Santos e o zagueiro Matheus Salustiano.
O estádio Baptistão, com capacidade para 15.500 espectadores é a casa do Confiança.
ASA de Arapiraca
O ASA de Arapiraca quase conseguiu voltar à Série B, mas ficou nas quartas de final, mas tentará surpreender e mostrar força. Destaques para os atacantes Leandro Kivel e Jean Carlos e os meias Doda e Nata.
O estádio Coaracy da Mata Fonseca, com capacidade para 17.000 espectadores é a casa do ASA.
Botafogo-PB
O Botafogo-PB por muito pouco não conseguiu o acesso ano passado e vem forte neste ano na competição. Destaques para os atacantes Fernandinho e Warley e os meias Jardson Sapé e Marcinho.
O estádio Almeidão, com capacidade para 45.000 espectadores é a casa do Botafogo-PB.
Salgueiro
O Salgueiro decepcionou ano passado e nem ficou perto de passar da fase de grupos e ainda quase foi rebaixado e tentará ao menos surpreender. Destaques para o atacante Willian Lira, os meias Moreilândia e Cássio e o lateral Marcos Tamandaré.
O estádio Salgueirão, com capacidade para 10.240 espectadores é onde o Salgueiro manda seus jogos.
Remo
O Remo tenta voltar aos tempos áureos e depois de um tempo volta à disputar a terceira divisão após algum tempo no ostracismo da quarta divisão. É um dos favoritos e tem como destaque o goleiro André Luis, os atacantes Gabriel Lima e Edgar e o meia Fininho.
O estádio Mangueirão, com capacidade para 35.000 espectadores, é onde o Remo mandará suas partidas.
Sampaio Corrêa
O Sampaio Correa decepcionou e foi rebaixado ano passado e tentará retornar à Série B. Destaques para os defensores Alex Maranhão e Esquerdinha e os atacantes Pimentinha e Isac.
O estádio Castelão de São Luis, com capacidade para 41.000 espectadores é onde o Sampaio Corrêa manda seus jogos.
CSA
O CSA retorna à Série C e vem com força, a equipe chegou à final do estadual e possívelmente é um forte candidato ao acesso. Tem como destaques os meias Didira e Daniel Costa e os atacantes Jeam e Vanger.
O estádio Rei Pelé, com capacidade para 17.000 pessoas é onde o CSA mandará suas partidas.
Moto Club
O Moto Club chega à Série C pra tentar surpreender e assim poder ser uma das surpresas do campeonato. Tem como destaques o lateral Alex Cazumba, os meias Toni Galego e Rafael Santos e o atacante Vinícius Paquetá.
O estádio Castelão de São Luis, com capacidade para 41.000 espectadores é onde o Moto Club manda seus jogos.
Grupo B
Tombense
O Tombense tentará surpreender e fazer mais do que fez ano passado na Série C. Destaque para os meias João Paulo e Pedro Castro e para os atacantes Daniel Amorim e Alex Gonçalves.
O estádio Antonio Guimarães de Almeida, com capacidade para 8.000 torcedores é a casa do Tombense.
Macaé
O Macaé é um time que decepcionou e por pouco não caiu para a Série D e tentará ser uma surpresa na competição. Destaques para os atacantes Elton, Hudson e Jones e os meias Willean Lepu e Rafinha.
O estádio Moacyrzão com capacidade para 20.000 espectadores é onde o Macaé manda seus jogos.
Mogi Mirim
O Mogi Mirim acaba de sofrer mais outro rebaixamento seguido ao cair para a Série A3 no Paulista e tem de mostrar força para no mínimo se manter na Série C, o que vai ser difícil. Seus destaques são os meias Andresinho e Guilherme e os atacantes Felipe Alves e Miguel Bianconi.
O estádio Romildo Vítor Gomes Ferreira com capacidade para 23.000 espectadores é a casa do Mogi Mirim.
Botafogo-SP
O Botafogo de Ribeirão Preto fez um grande Paulistão e vem forte para a disputa da Série C, onde quase conseguiu o acesso ano passado. Os destaques da equipe são os atacantes Francis Junior e Marcão, o meia Rodrigo Thiesen e o goleiro Neneca.
O estádio Santa Cruz, com capacidade para 29.292 espectadores, é a casa do Botafogo.
Ypiranga
O Ypiranga-RS tentará surpreender e conseguir um inédito acesso à série B após não ir tão bem tanto no Gauchão 2017 como na Série C do ano passado. Os destaques da equipe são o atacante Michel, o meia Eder e o defensores Negretti e Tairone.
O estádio Colosso da Lagoa em Erechim, com capacidade para 22.000 espectadores, é onde o Ypiranga manda seus jogos.
Joinville
O Joinville tentará o retorno para a série B após o time sofrer mais um rebaixamento, mas ainda assim é um favorito na competição. Destaques para os meias Breno, Lúcio Flávio e Tinga e os defensores Max e Alex Ruan.
A Arena Joinville, com capacidade para 20.160 espectadores é onde o Joinville manda seus jogos.
Bragantino
O Bragantino tentará se recuperar em 2017 dos fracassos do último ano, em que caiu pra Série C e que não conseguiu o acesso no Paulistão. Os destaques do time são o goleiro Renan Rocha, os meias Rafael Chorão e Adriano Paulista e o atacante Rafael Grampola.
O estádio Nabi Abi Chedid, com capacidade para 21.209 espectadores é a casa do Bragantino no campeonato.
Tupi
O Tupi espera surpreender e voltar para a Série B de onde foi rebaixado ano passado. Destaques para os atacantes Flávio Caça Rato, Jajá e Matheus Pato e os meias Emerson Guioto e Leandro Ferreira.
O estádio Radialista Mario Helenio, com capacidade para 35.000 pessoas é onde o Tupi mandará suas partidas.
Volta Redonda
O Volta Redonda volta à Série C forte e possívelmente é um dos favoritos ao acesso à Série B em 2018. A equipe tem como destaques os atacantes Luã Lucio e Pipico e os meias Marcelo e João Cleriston.
O estádio Sylvio Raulino de Oliveira, ou da Cidadania, com capacidade para 21.000 lugares é onde o Volta Redonda manda seus jogos.
São Bento
O São Bento de Sorocaba pode ser uma grata surpresa, e espera conseguir uma vaga à Série B. A equipe tem como destaques os meias Morais e Fábio Bahia e os atacantes Ricardo Bueno e Jobinho.
O estádio Walter Ribeiro, com capacidade para 13.722 pessoas, é a casa do São Bento.
Maiores informações sobre a Série C pra que for acompanhar: