E começou o Campeonato Alemão, ou melhor, a Bundesliga temporada 2017/2018, e todo nós sabemos que são todos contra uma equipe só, o Bayern de Munique, equipe que sempre foi a que predominou no futebol alemão, vamos então às equipes e o que esperar delas.
Super Favorito
FC Bayern Munchen
Não tem como classificar a equipe de outro jeito como a equipe à ser batida no campeonato, neste que é uma das maiores forças do futebol europeu. A equipe se reforçou com o meia colombiano Jaime Rodriguez que veio do Real Madrid e mais o meia francês Tolisso que veio do Lyon, que se juntam ao estelar elenco que contam com o goleiro Neuer, os zagueiros Hummels e Boateng, o meia chileno Vidal, o meia Thiago Alcântara e os atacantes Robben, Ribery, Lewandowski e Muller, um timaço.
O Bayern de Munique manda seus jogos na moderna Allianz Arena, que tem capacidade para 75000 pessoas.
Favoritos à pararem o Bayern de Munique
Borussia Dortmund
Talvez hoje na atualidade o maior rival do Bayer de Munique dentro da Alemanha seja o Borussia Dortmund, que também possui um time fortíssimo, um dos melhores da Europa. A equipe se reforçou com o sérvio Subotic e o turco Toprak para a zaga, que se juntam ao zagueiro espanhol Bartra, os meias Sahin, Kagawa e Mario Gotze e os atacantes Aubameyang, Dembelé, Pulisic e Schürrle, um verdadeiro timaço também.
O Borussia Dortmund manda seus jogos no Signal Iduna Park, com capacidade para 81359 pessoas.
Bayer Leverkusen
O Bayer Leverkusen talvez não tenha a força do Bayer de Munique e do Borussia Dortmund, mas não se deve descartar a equipe do rol de favoritos. Os meias alemães Sven Bender e Kohr vieram pra reforçar a equipe, que conta com os meias Lars Bender e Aranguiz, os atacantes Bellarabi, Brandt e Kiessling e o goleiro Leno.
O Bayer Leverkusen manda seus jogos na Bay Arena, estádio com capacidade para 30210 pessoas.
Schalke 04
O Schalke não foi tão bem na temporada passada, mas é um time de muita tradição e não se descarta a equipe do rol de favoritos. Contratou pra esta temporada o meia atacante Sam e o meia francês Harit, que se juntam ao zagueiro Howedes, os meias Bentaleb, Goretzka e Meyer e os atacantes Caligiuri e Konoplyanka, ou seja, um bom time no papel.
O Schalke 04 atua na Veltins Arena, com capacidade para 61673 pessoas.
RB Leipzig
O RB Leipzig vai para a sua segunda temporada na primeira divisão e ano passado fez bonito, terminando como vice campeão alemão. Claro que em parte isso se deve ao apoio e patrocinio que vem de uma grande empresa de energéticos que até batizam o clube. O time pra esta temporada tentará algo a mais e contratou o atacante português Bruma e mais o defensor francês Konaté, que se juntam aos atacantes Timo Werner, o austríaco Sabitzer e o sueco Forsberg e mais o meia guineense Keita.
O RB Leipzig jogará suas partidas no Red Bull Arena, com capacidade para 42459 pessoas.
TSG Hoffenheim
O TSG Hoffenheim é um dos times que subiu recentemente à Bundesliga e que tem feito bonito, tanto que nesta temporada tá nos playoffs da Liga dos Campeões da UEFA. A equipe se reforçou com jogadores como o meia norueguês Nordtveit e o atacante Gnabry, que se juntam aos atacantes Wagner e Szalai e os meias Demirbay e Amiri.
O TSG Hoffenheim manda seus jogos na Rhein-Neckar Arena, com capacidade para 30150 pessoas.
Equipes que brigam por vagas em Copas Européias
Borussia Monchengladbach
O Borussia Monchengladbach decepcionou e ficou de foras das ligas européias nessa temporada por não ter feito uma campanha tão boa na última temporada. Veio reforços como o defensor Ginter e o atacante paraguaio Bobadilla, que se juntam ao atacante Stindl, os meias Kramer e Fabian Johnson e o zagueiro sueco Wendt.
O Borussia Monchengladbach manda seus jogos no Borussia Park, com capacidade para 54057 pessoas.
Hertha BSC Berlin
O Hertha Berlin tentará fazer uma campanha melhor que lhe dê a chance de ingressar em algum torneio europeu. Pra esta temporada contratou o atacante australiano Leckie e o zagueiro holandês Rekik, que se juntam aos meia suíço Stocker, o meia esloveno Duda, o atacante marfinense Kalou e o também atacante bósnio Ibisevic.
O Hertha Berlin manda suas partidas no Olympiastadion de Berlim, com capacidade para 76243 pessoas.
FC Köln
O Colônia fez uma campanha na média que lhe garantiu passagem na Liga Europa. Pra esta temporada contratou o atacante colombiano Córdoba e o defensor português João Queiróz, que se juntam aos atacantes Risse e Bittencourt, os meias Hector e Lehmann e o goleiro Horn.
O Colônia manda suas partida no Rhein Energie Stadion, com capacidadade para 50000 pessoas.
SC Freiburg
O SC Freiburg surpreendeu na última temporada, tanto que conseguiu uma vaga pra participar da Liga Europa. A equipe contratou pra esta temporada o lateral direito Stenzel e o zagueiro Koch, que se juntam ao defensores Gunther e Kempf e os atacantes Petersen e Niederlechner.
O SC Freiburg atua no Mage Solar Stadion, com capacidade para 24000 pessoas.
Brigam pra surpreender e se manter na primeira divisão
Vfl Wolfsburg
O Wolfsburg pode até ser uma das novas forças do futebol alemão, mas fez uma péssima temporada ano passado e por pouco não foi rebaixado. Pra esta temporada a equipe contratou o meia espanhol Camacho, o lateral direito brasileiro William e o zagueiro americano Brooks, que se juntam ao atacante Mario Gomez, o também atacante polonês Kuba e o zagueiro holandês Verhaegh.
O Wolfsburg manda seus jogos na Volkswagen Arena, que tem capacidade para 30122 pessoas.
Hamburger SV
O Hamburgo é uma das equipes mais tradicionais, mas que vem flertando com a segunda divisão nas últimas temporadas. Contratou para esta temporada o atacante Andre Hahn e o zagueiro grego Papadopoulos, que se juntam aos meias Ekdal (sueco), Walace (brasileiro) e Hunt (alemão) e os atacantes Wood (americano) e Kostic (sérvio).
O Hamburgo manda seus jogos no Volkspark Stadion, com capacidade para 56889 pessoas.
Werder Bremen
O Werder Bremen também é uma das principais forças do futebol alemão, mas que ultimamente também tem flertado com o rebaixamento. Pra esta temporada a equipe contratou o goleiro tcheco Pavlenka e o lateral sueco Augustinsson, que se juntam aos defensores e laterais Sané (Senegal) e Selassie (Rep. Tcheca) e os atacantes Kruse e Johansson (EUA).
O Werder Bremen manda seus jogos no Weserstadion, com capacidade para 42358 pessoas.
Eintracht Frankfurt
O Eintracht Frankfurt tenta fazer melhor que na última temporada, quando nem conseguiu chegar à alguma competição européia. A equipe contratou os atacantes Kevin Prince Boateng (Gana) e Haller (França), além do meia holandês de Guzman, que se juntam ao goleiro Hradécky e o meia sérvio Gacinovic.
O Eintracht Frankfurt manda suas partidas no Comerzbank Arena, com capacidade para 52300 pessoas.
FC Augsburg
O FC Augsburg tentará fazer mais nesta temporada do que na anterior em que brigou pra não ficar na zona de rebaixamento. Contratou para esta temporada o meia venezuelano Córdova e o atacante austríaco Gregoritsch, que se juntam aos atacantes Finnbogason (Islândia) e Caiuby, o meia alemão Baier e lateral alemão Max.
O FC Augsburg manda seus jogos na Impuls Arena, com capacidade para 30660 pessoas.
FSV Mainz 05
O Mainz tentará surpreender e se possível ficar longe da zona de rebaixamento. Pra esta temporada a equipe contratou o zagueiro francês Diallo, o goleiro Adler, o meia romeno Maxim e o atacante bósnio Kodro, que se juntam aos atacantes Muto (Japão) e de Blasis (Argentina) e o meia suíço Frei.
O Mainz manda suas partidas na Coface Arena, com capacidade para 34034 pessoas.
VfB Stuttgart
O Stuttgart acabou de voltar à Bundesliga como campeão da segunda divisão alemã, de onde não quer voltar. Contratou para esta temporada o goleiro Zieler, o zagueiro Badstuber e o meia belga Mangala, que se juntam ao lateral Baumgartl, o lateral polonês Kaminski e o atacante japonês Asano.
O Stuttgart manda suas partidas na Mercedes Benz Arena, com capacidade para 60449 pessoas.
Hannover 96
O Hannover retornou da segunda divisão e tentará surpreender para no mínimo chegar em alguma competição européia. Contratou para esta temporada o atacante brasileiro Jonathas e o lateral Korb, que se juntam aos atacantes Klaus e Harnik (Áustria) e o zagueiro brasileiro Felipe Trevisan.
O Hannover 96 manda suas partidas no AWD Arena, com capacidade para 49000 pessoas.
Maiores informações sobre a Bundesliga temporada 2017/2018:
https://www.ogol.com.br/edition.php?id_edicao=108189
http://www.bundesliga.com/en/
http://www.foxsports.com.br/competition/campeonato-alemao
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/
https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/alemao/jogos/