sábado, 1 de abril de 2017

FIFA anuncia a proposta de distribuição de vagas para as 48 seleções em 2026.

Definido nesta semana a distribuição de vagas por confederações que a FIFA sugerirá no mês que vem em uma convenção da entidade que ocorrerá no Bahrein.
Nela a FIFA sugere que além de todas as confederações ganharem mais vagas obviamente, como a vaga fixa da Oceania, teríamos pela proposta uma espécie de torneio de repescagem que definiria dois classificados e ainda seria disputado no país sede da Copa do Mundo que serviria como um torneio teste para a Copa do Mundo (pode-se então prever a extinção da Copa das Confederações).
Assim ficaria o número de vagas por confederação, fazendo uma comparação com o sistema atual.

País sede
Sistema atual - 1 vaga
Atualmente, o país sede tem vaga garantida, e geralmente a sua confederação ao qual faz parte não perde vagas, claro a não ser que fosse candidatura conjunta, com em 2002. Em 2006 por exemplo continuaram as 13 vagas da UEFA e mais a Alemanha, somando-se 14 seleções européias. Em 2010 foram 5 seleções da CAF e mais a África do Sul, somando-se 6 africanos, 2014 foi o Brasil e mais 5 sul-americanos pela CONMEBOL, contando que o Uruguai venceu a repescagem intercontinental e somando assim 6 sul-americanos e finalmente em 2018 na Rússia serão 13 europeus mais a Rússia, somando-se 14 europeus.
Lembrando que até a Copa do Mundo de 2002 o campeão do mundo da Copa do Mundo anterior tinha vaga assegurada, o que acabou em 2006 com o campeão do mundo tendo que também disputar as eliminatórias.
Sistema para 2026 - 1 vaga
Para a Copa do Mundo de 2026, o país sede continua ainda tendo vaga assegurada, e em caso de termos o evento sendo sediado por mais de um país, o conselho da FIFA decidira se todos (ou quais) os países se classificam sem precisar disputar as eliminatórias.
Agora o que muda é que o país sede toma uma das vagas de sua confederação, que ganharia uma vaga na repescagem que a FIFA propôs.
Alias participariam desta repescagem um representante de cada confederação, menos da UEFA, que teria um representante na repescagem caso o país sede seja da Europa.

Europa - UEFA
Sistema atual - 13 vagas
No sistema atual a Europa tem direito a 13 vagas, e contando que a Rússia é a sede do evento, ficam sendo 14 seleções européias. São 54 seleções (seriam 55 com a Rússia) que são divididas em 9 grupos com 6 seleções cada e os líderes de cada grupo se qualificam automaticamente para a Copa do Mundo e os 8 melhores segundo colocados disputam um playoff com confrontos de ida e volta e os vencedores de cada confronto (que seriam no caso 4) se classificam também para o Mundial.
Sistema para 2026 - 16 vagas
Para 2026 a Europa ganha mais 3 vagas, indo de 13 para 16 vagas e por enquanto não se tem uma definição sobre que formato seria, se seria igual a atual, com 9 grupos sendo 8 com 6 seleções e um grupo com 7, mas a Future Futebol sugeriria assim: 11 grupos com 5 seleções cada e se classificam os 11 primeiros colocados em cada grupo e os 10 melhores segundos colocados disputariam um playoff onde definiriam mais 5 classificados.

América do Sul - CONMEBOL
Sistema atual - 4.5 vagas
Na América do Sul, 10 seleções jogam todos contra todos, em 18 rodadas e os 4 primeiros colocados se classificam diretamente e o quinto colocado disputa uma repescagem intercontinental, pra 2018 enfrenta o campeão das eliminatórias da Oceania. Em suma, são 4.5 vagas para o Mundial à que a CONMEBOL tem direito atualmente.
Sistema para 2026 - 6 vagas
Para 2026 a América do Sul ganhou duas vagas a mais, sendo agora 6 vagas diretas (claro que perderia vaga caso o país sede seja da América do Sul) e ainda teria direito a uma vaga na repescagem, ou seja, poderíamos perder e muito em emoção nas eliminatórias sul-americanas se tivermos o sistema atual de disputa para 2026, pois poderia ficar mais fácil o caminho para as seleções tradicionais. A Future Futebol vai portar uma sugestão após falarmos da CONCACAF..

América do Norte, Central e Caribe - CONCACAF
Sistema atual - 3.5 vagas
Na CONCACAF são 35 seleções, onde as piores ranqueadas no Ranking da FIFA participaram de 3 fase eliminatórias, todas em confronto de ida e volta, onde se classificaram 6 seleções, que se juntaram às outras 6 seleções melhores ranqueadas na FIFA onde foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada. As duas melhores seleções de cada grupo se qualifica para o Hexagonal Final, onde todos jogam contra todos em turno e returno e os 3 melhores classificados se classificam para a Copa do Mundo e o quarto colocado disputa uma repescagem intercontinental, que em 2018 é contra o vencedor de um playoff entre os melhores terceiros colocados de cada grupo da Ásia.
Sistema para 2026 - 6 vagas
Para 2026 a CONCACAF teria 6 vagas diretas, o que praticamente extinguiria a fase do Hexagonal, e ainda teria mais uma vaga na repescagem e não se tem uma fórmula pronta pra 2026.

Idéia da Future Futebol para CONCACAF e CONMEBOL em 2026
Poderia então em todo caso se fundir as duas federações, ou pelo menos juntar as duas fórmulas da disputa em uma só, juntando teríamos 45 seleções, 12 vagas e duas vagas na repescagem. Pelo menos melhoria o nível da disputa das seleções na região. 

África - CAF
Sistema atual - 5 vagas
Na África, temos 5 vagas diretas para o Mundial. Temos 54 seleções, que enfrentam duas fases eliminatórias, onde a primeira fase foi com as piores ranqueadas, e depois temos 5 grupos com 4 seleções cada, onde o campeão de cada grupo se classifica para o Mundial.
Sistema para 2026 - 9 vagas
Para 2026 a África ganharia mais 4 vagas e assim seriam 9 vagas diretas e mais uma para a repescagem. Poderíamos ter uma primeira fase eliminatória com as piores seleções ranqueadas até chegar a 45 seleções onde seriam divididas em 9 grupos com 5 seleções e as melhores colocadas de cada grupo se classificaria para o Mundial e quanto a vaga para a repescagem poderia se ter playoffs entre os segundos colocados podendo colocar os melhores terceiros, e a seleção que vencesse todas as etapas iria para a repescagem. Sugestão da Future Futebol

Ásia - AFC
Sistema atual - 4.5 vagas
Na Ásia, são 45 seleções lutando por 4 vagas diretas e mais uma na repescagem intercontinental. Tivemos uma primeira fase eliminatória entre as piores seleções ranqueadas e depois temos uma segunda fase onde 40 seleções são divididas em 8 grupos com 5 seleções cada, onde os primeiros colocados de cada grupo e mais as 4 melhores segundas colocadas avançam à terceira fase de grupos, onde 12 seleções são divididas em 2 grupos com 6 seleções cada, que se enfrentam entre si em seus respectivos grupos em turno e returno. Os 2 melhores colocados de cada grupo se classifica para a Copa do Mundo e os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em um playoff que vai determinar a seleção que vai disputar a repescagem intercontinental que em 2018 é contra a quarta colocada do Hexagonal Final da CONCACAF.
Sistema para 2026 - 8 vagas
Para 2026, dobrou a quantidade de vagas diretas para a Ásia, passou de 4 para 8 vagas diretas e mais uma para a repescagem. Pode-se ter várias fórmulas, uma que seja igual à atual até a segunda fase, onde o campeão de cada grupo se classifica para o Mundial, ou se classificar mais seleções para a terceira fase, tipo se classificam para a terceira fase os dois melhores de cada grupo, somando-se 16 seleções, onde se dividiriam em dois grupos com 8 seleções e os 4 melhores se classificam para o Mundial e os dois quintos colocados participariam de um playoff pra definir o representante da repescagem. Mas poderia deixar muito longa, então divide-se na terceira fase 4 grupos com 4 seleções cada e os dois primeiros colocados de cada grupo se classifica para o Mundial e os terceiros colocados fariam playoffs até definir o representante asiático para a repescagem. Sugestão do Future Futebol

Oceania - OFC
Sistema atual - 0.5 vaga
As eliminatórias da Oceania é a única que não possui vaga direta, por isso talvez a Austrália passou a integrar a AFC, e aqui são 11 seleções que vão passando por fases eliminatórias até chegar na representante da região para a repescagem intercontinental contra uma seleção sul-americana. Provavelmente pelo nível do futebol, é certo que sera a Nova Zelândia e também é certo de que na repescagem a vencedora sera a seleção sul-americana que possui um futebol de mais tradição e força.
Sistema para 2026 - 1 vaga direta
Agora na proposta da FIFA a Oceania ganhou uma vaga direta e mais uma para a repescagem. Portanto é certo que se manter desse jeito, de 2026 em diante só vai dar Nova Zelândia na Copa do Mundo devido ao nível do futebol da Oceania.

Idéia da Future Futebol para a OFC
Se manter as eliminatórias da Oceania como atualmente está, poderia se considerar uma das eliminatórias mais fracas que terão, pois sempre vai dar Nova Zelândia, devido ao fraquíssimo nível do futebol da região. A idéia que a Future Futebol propõe é: as eliminatórias da Ásia se fundir com a Oceania, sendo uma só, assim pelo menos melhoraria o nível da competição. Com isso poderia se ter 56 seleções no total, podendo se dividir 8 grupos com 7 seleções cada, e aí poderia ter duas fórmulas. Uma em que os melhores colocados de cada grupo se classifica para o Mundial e os melhores segundos colocados participariam de playoffs onde o vencedor teria a vaga direta e o segundo e terceiro colocados poderiam participar da repescagem e caso não tenha nenhuma seleção da Oceania, se classificaria a melhor da Oceania para a repescagem, eliminando a possibilidade do terceiro colocado. Ou então fazer depois uma terceira fase onde poderiam fazer dos dois jeitos que citei na minha proposta para a AFC, só colocando esse detalhe do representante da Oceania na repescagem.

São muitas idéias e que teriam de ser discutidas quanto ao formato das eliminatórias, esse aumento para 48 seleções foi uma das promessas de campanha de Gianni Infantino, que quer privilegiar o crescimento do futebol em muitas outras regiões, mas que também recebeu críticas, onde falam que "qualquer um pode se classificar para a Copa" e que o nível técnico da competição pode cair e gerar jogos "desinteressantes" no torneio. É esperar pra ver

Repescagem mundial 2026 - 2 vagas
Agora vamos falar da maior novidade da proposta da FIFA para 2026, que é a repescagem mundial, que teria mais dois classificados para a Copa do Mundo. Aqui teríamos um representante de cada confederação (com exceção da Europa) e mais um representante do continente do país que sediará a Copa do Mundo. São seis seleções e o formato proposto é o seguinte: as quatro piores seleções ranqueadas no ranking da FIFA farão um confronto tipo a terceira pior contra a sexta pior ranqueada e a quarta pior ranqueada contra a quinta pior ranqueada. Os vencedores desses confrontos enfrentam em outros duelos decisivos as duas outras melhores ranqueadas e os dois vencedores garantem a vaga para a Copa do Mundo. Esse torneio está previsto para ocorrer em novembro de 2025 no país sede da Copa do Mundo e poderá servir como um torneio teste, podendo substituir a Copa das Confederações, que tem um futuro incerto.

Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário