A AFC expulsou o timor Leste da próxima edição da Copa da Ásia de 2023 por adulterar documentos de jogadores brasileiros para que defendessem o Timor Leste nos jogos de classificação tanto da Copa da Ásia como das eliminatórias para o Mundial de 2018. A FIFA também ratificou a suspensão da federação timorense, o que praticamente eliminaria o Timor Leste das eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar em 2022.
Em investigação feito tanto pela FIFA como pela AFC, o Timor Leste apresentava documentos de brasileiros às entidades alegando que os pais destes jogadores haviam nascido no país sendo um total de doze brasileiros, onde 9 disputaram 29 jogos da fase classificatória.
A investigação concluiu que os documentos eram falsos e que não havia nenhum indício ou traço de cidadania desses atletas.
A AFC expulsou o timor Leste das eliminatórias, suspendeu a seleção por 2 anos e aplicou uma multa à federação. O secretário geral da federação timorense que foi considerado o responsável pela irregularidade foi suspenso por 3 anos e terá ainda de ter de pagar uma multa.
Já a FIFA ainda investiga a participação destes jogadores nas eliminatórias para o Mundial de 2018 e caso seja comprovada as irregularidades, as partidas podem ser anuladas e a FIFA irá impor a sua própria punição à federação do Timor Leste
A Future Futebol achava estranho ter tantos jogadores brasileiros na seleção do Timor Leste, devido à distância, não tinha como ter uma ligação fora a língua portuguesa que é o idioma oficial das duas nações.
Será uma pena e o Future Futebol já vai cravar aqui, as eliminatórias para o Mundial do Qatar está longe de acontecer, mas podemos falar que o Timor Leste é a primeira seleção já eliminada da Copa do Mundo do Qatar em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário