Vamos falar da situação das eliminatórias mais concorridas e onde tudo pode acontecer, a África. Estamos na última fase de grupos, onde os vencedores de cada um dos cinco grupos se qualificará para a Copa do Mundo de 2018. Vamos ver quem está surpreendendo e quem está decepcionando.
África - CAF
Surpresas
A República Democrática do Congo está muito perto de voltar para uma Copa do Mundo. A última foi em 1974, na época o nome do país era outro, Zaire, e caso vença os dois próximos confrontos contra a Tunísia automaticamente selaria sua vaga no Mundial da Rússia.
Burkina Faso bateu na trave nas últimas eliminatórias, mas mesmo tropeçando ao empatar em casa contra os sul-africanos. Mas se recuperou ao vencer Cabo Verde e está na liderança do grupo, dependendo de si para carimbar a inédita vaga.
Talvez Uganda seja a maior surpresa destas eliminatórias. Eliminou Togo na segunda fase eliminatória e tem real possibilidades de conseguir um feito histórico caso seja bem sucedida em confrontos contra o Egito. Uganda venceu o Congo em casa e conseguiu uma proeza que foi empatar fora de casa com Gana.
Destacaria Comores que avançou à segunda fase eliminatória e que quase complicou a vida de Gana, mas ficou pelo caminho.
Decepções
Gana é uma das grandes forças da África na atualidade, mas complicou sua situação ao empatar em casa com Uganda e perder do Egito fora, precisaria de uma grande reviravolta pra se classificar para mais um Mundial.
Cabo Verde foi eliminada na última eliminatória devido à escalação de um jogador irregular e perdeu da Tunisia. E os caboverdianos chegaram esse ano a serem os melhores africanos do Ranking da FIFA, mas estão decepcionando na fase de grupos e também dependem de uma grande reviravolta para terem alguma possibilidade para irem à Russia.
Togo não é nem sombra da seleção que se classificou para a Copa do Mundo em 2006 e desde então só decepciona. Dois jogos, duas derrotas e a eliminação das eliminatórias de 2018.
Outra situação igual à de Togo é a de Angola. Foi também à Copa do Mundo de 2006 e desde então só decepciona. Nestas eliminatórias foram dois jogos contra a África do Sul, duas derrotas e a precoce eliminação.
A Etiópia foi uma das grandes surpresas das últimas eliminatórias, onde perdeu a vaga para a Nigéria em 2014. Mas apresentou um futebol muito abaixo do esperado e foi eliminado na segunda fase eliminatória com duas derrotas.
O Quênia era uma das apostas da Future Futebol para ser uma das surpresas, pois achávamos que os quenianos tinham bons valores no seu elenco, mas decepcionou e foi eliminado por Cabo Verde na segunda fase eliminatória.
Guiné Bissau surpreendeu a todos ao se classificar pela primeira vez à uma Copa Africana de Nações que ocorre no começo de 2017 no Gabão. Só que nas eliminatórias para 2018, foi uma decepção, foi eliminada pela Libéria na primeira fase eliminatória da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário