domingo, 5 de abril de 2015

Eliminatórias para a Copa o Mundo 2018 - OFC (Oceania)

Agora falaremos da única confederação que não têm uma vaga direta garantida para a Copa. O vencedor das eliminatórias na Oceania ganha o direito de disputar uma repescagem intercontinental com adversário a ser definido pelo sorteio mundial das eliminatórias que ocorrerá em julho em São Petersburgo. São 11 seleções participantes nessas eliminatórias:

Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia
Nova Caledônia Nova Caledônia
Flag of French Polynesia.svg Taiti
Ilhas Salomão Ilhas Salomão
Vanuatu Vanuatu
Fiji Fiji
Samoa Samoa
Tonga Tonga
Flag of Papua New Guinea.svg Papua Nova Guiné
Samoa Americana Samoa Americana
Ilhas Cook Ilhas Cook

Eis o formato. Na primeira fase, Samoa Americana, Samoa, Ilhas Cook e Tonga ira jogar entre si em um grupo único. O primeiro colocado irá se qualificar para a Copa das Nações da Oceania ( OFC Nations Cup), que seria já a segunda fase, onde o vencedor desse torneio se qualifica para a Copa das Confederações a ser realizada em 2017 na Russia. Aqui junto com o vencedor da primeira fase, participam Nova Zelândia, Fiji, Taiti, Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné e Vanuatu, que serão sorteados em dois grupos de 4 equipes cada, onde os dois primeiros de cada grupo se classificam para a terceira fase das eliminatórias. Na terceira fase, as quatro equipes classificadas se enfrentarão em um grupo, jogando partidas de ida e volta. O primeiro colocado se classificará para a repescagem intercontinental.

No simulado, no meu palpitômetro e na realidade, o classificado seria um só, Nova Zelândia, mesmo com o Taiti, que foi na última Copa das Confederações, Fiji e Nova Caledônia podendo surpreender. Mas devido à fragilidade das seleções dessa região, não deverá se classificar para a Copa na repescagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário