sábado, 14 de maio de 2016

E a família FIFA cresceu, Kosovo e Gibraltar são membros da FIFA

A FIFA aprovou nesta sexta-feira a admissão de Kosovo e Gibraltar como novos filiados, durante o 66º Congresso da entidade, o primeiro da gestão do suíço Gianni Infantino, que foi encerrado ontem na Cidade do México.
Com isso, a FIFA passa agora a ter 211 membros. As duas admissões receberam sinal positivo do Conselho, órgão que substitui o Comitê Executivo. A de Gibraltar aconteceu em cumprimento de determinação da Corte Arbitral do Esporte (CAS), oficializada em 27 de abril deste ano.
Em resolução, o órgão ordenou que a FIFA submetesse ao Congresso o pedido do território britânico ultramarino de se tornar membro filiado. A federação de Gibraltar já havia sido admitida pela UEFA em 2013, participando, inclusive, das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016.
 Gibraltar fica em território espanhol, mas foi cedido à Grã-Bretanha há mais de 300 anos.
Gibraltar foi aceita como afiliada com 93% de aprovação, a Espanha, que quer anexar a localidade ao país, votou contra.
Já Kosovo contou com a aprovação de 86% dos membros. Novamente, a Sérvia foi quem mais se opôs à entrada do pequeno país na entidade. O mesmo havia acontecido na votação da UEFA.
Kosovo se declarou independente da Sérvia (ex-república da antiga Iugoslávia) em 2008 e contou com o reconhecimento de países como Estados Unidos, Alemanha e França. No entanto, enfrenta a oposição de Rússia, Espanha e da própria Sérvia, entre outras nações. Estes países não reconhecem Kosovo como país independente. 
Agora discute-se a possibilidade dos dois novos afiliados disputarem já as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, já que o sorteio oficial dos grupos das eliminatórias já foi realizado ano passado, mas com a participação das duas seleções nas eliminatórias daria total igualdade aos grupos, já que existem dois grupos dos 9 grupos das eliminatórias européias com 5 seleções e outros 7 grupos com 6 seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário