domingo, 8 de maio de 2016

Vem aí, o Brasileirão Série C 2016

E uma semana após o início da Série A e da Série B, terá início a Série C do Campeonato Brasileiro. O Brasileiro Série C é o campeonato que promove os 4 melhores para a série B e rebaixa os 4 piores para a série D. A fórmula é diferente da Série A e B e divide 20 equipes em 2 grupos de 10 equipes cada, baseada na geografia, pra efeito de facilitar os deslocamentos, grupo A concentra as equipes do norte, nordeste e centro oeste do Brasil e o B concentra as equipes do sul e sudeste, que se enfrentam entre si em 18 rodadas. No final os 4 melhores de cada grupo se classifica pra próxima fase e os 2 últimos de cada grupo são rebaixados. Na segunda fase os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os quartos colocados do outro grupo (confrontos 1 e 2) e os segundos colocados de cada grupo enfrentam os terceiros colocados do outro grupo, respectivamente (confrontos 3 e 4) em confrontos mata-mata de ida e volta. Os vencedores se classificam pra Série B do ano seguinte. Na fase semifinal seriam confrontos entre os vencedores do confronto 1 contra o vencedor do confronto 4 e vencedor do confronto 2 contra o vencedor do confronto 3, em jogos de ida e volta. Os vencedores desses confrontos fazem a final do campeonato em 2 jogos de ida e volta.
Assim ficou os dois grupos da primeira fase:

Grupo A    
O Fortaleza nos anos anteriores por pouco não conseguiu a vaga pra Série B e o ano passado não foi diferente, é um dos principais favoritos pra conquistar a vaga, mas terá de superar o trauma das quartas de final. Destaques o goleiro Ricardo Berna, os meias Dudu Cearense e Pio e o atacante Anselmo.
O estádio Castelão que tem capacidade para 64.846 espectadores é onde o Fortaleza manda seus jogos.
O América de Natal fracassou ano passado ao nem conseguir passar da fase de grupos, é favorito, mas tem de mostrar futebol pra merecer a vaga. Destaques para o defensor Alex Cazumba, o atacante Rômulo e os meias Felipe Macena e Bruno Renan.
A Arena das Dunas, com capacidade para 32.000 espectadores é a casa do América no campeonato.
O Cuiabá vem pra tentar surpreender os favoritos e conseguir uma vaga à Série B. Destaques para o zagueiro Joílson, os meias Leo Salino e Esdras e o atacante Uederson.
A Arena Pantanal, com capacidade para 42.968 espectadores é a casa do Cuiabá.
O Confiança quase surpreendeu ano passado e por pouco não abocanhou uma das quatro vagas para a Série B e vem forte este ano. Destaques para o atacante Leandro Kivel, os meias Hamilton e Everton Santos e o goleiro Rafael Sandes.
O estádio Baptistão, com capacidade para 15.500 espectadores é a casa do Confiança.
O ASA de Arapiraca é uma incógnita e corre o risco de não participar devido à crise financeira, caso participe, tentará não cair para a Série D. Destaques para os atacantes Klenisson e Danilo Galvão e os meias Ederson e Junior.
O estádio Coaracy da Mata Fonseca, com capacidade para 17.000 espectadores é a casa do ASA.
O Botafogo-PB não foi bem e ficou na fase de grupos ano passado, tenta surpreender os favoritos. Destaques para o meias Val e Pedro Castro, o zagueiro Marcelo Xavier e o lateral Ângelo.
O estádio Almeidão, com capacidade para 45.000 espectadores é a casa do Botafogo-PB.
O Salgueiro decepcionou ano passado e nem ficou perto de passar da fase de grupos ano passado e tentará ao menos surpreender. Destaques para o goleiro Luciano, os meias Moreilândia e Cássio e o lateral Marcos Tamandaré.
O estádio Salgueirão, com capacidade para 10.240 espectadores é onde o Salgueiro manda seus jogos.
O ABC tenta voltar à série B após cair ano passado, é um dos favoritos. Destaques para os meias Anderson Pedra e Erivelton e os atacantes Eduardo Echeverria e Jones Carioca.
O estádio Frasqueirão, com capacidade para 15.800, é onde o ABC mandará seus jogos, podendo sediar também na Arena das Dunas.
O Remo tenta voltar aos tempos áureos e depois de um tempo volta à disputar a terceira divisão após algum tempo no ostracismo da quarta divisão. É um dos favoritos e tem como destaque o goleiro Fernando Henrique, o lateral Max, o atacante Ciro e o meia Eduardo Ramos.
O estádio Mangueirão, com capacidade para 35.000 espectadores, é onde o Remo mandará suas partidas.
O Ríver tentará ser uma surpresa após ser vice campeão da Série D ano passado e vem pra colocar o nome do Píaui na Série B. Tem como destaques os meias Amarildo e Junior Xuxa e os atacantes Vanderlei e Diego Lira.
 O estádio Albertão em Teresina, com capacidade para 44.200 espectadores, é onde o Ríver mandará seus jogos.

Grupo B
O Tombense tentará surpreender e fazer mais do que fez ano passado na Série C. Destaque para os meias Doriva e Jean Batista e para os atacantes Daniel Amorim e Leandro Aguiar. 
O estádio Antonio Guimarães de Almeida, com capacidade para 8.000 torcedores é a casa do Tombense.
O Juventude vem com o intuíto de retornar ao seus dias áureos e vencedores. Destaque para os meias Hugo e Lucas, o volante e lateral esquerdo Itaqui e o atacante Roberson.
O estádio Alfredo Jaconi, com capacidade para 28.000 espectadores é a casa do Juventude.
O Guarani de Campinas não conseguiu subir pra elite do Paulistão 2017, e tentará não amargar mais um ano na Série C. Destaque para o atacante Max, o defensor Lucas Bahia e os meias Fumagalli e Douglas Packer.
O estádio Brinco de Ouro da Princesa, com capacidade para 29.130 espectadores, é a casa do Guarani.
A Portuguesa desde que foi rebaixada nos tribunais em 2013 da Série A vem caindo pelas tabelas, foi no ano seguinte rebaixada para a Série C e este ano continua na Série A2 no Paulista. Os destaques caso a Lusa não feche uma parceria com o Osasco Audax que cederia jogadores para a disputa do torneio serão o goleiro Luis Carlos, o lateral Cesinha e os atacantes Tocantins e Bruno Mineiro.
O estádio do Canindé, com capacidade para 21.004 espectadores é a casa da Portuguesa.
O Guaratinguetá é um time que passa por séria crise e vem caindo pelas tabelas com rebaixamentos consecutivos, acabou de ser rebaixado para a quarta divisão do Paulista, que é a última fronteira do futebol paulista e onde se encontram os times de Presidente Prudente atualmente e pode-se considerar um dos rebaixados do torneio. Destaques para o goleiro Diego Cerqueira, os meias Ruan Bahia e Marcus e o atacante Leonardo.
O estádio Professor Dario Rodrigues Leite, com capacidade para 16.095 espectadores é a casa do Guaratinguetá.
O Macaé é um time que quase permaneceu na série B e decepcionou ano passado e tentará voltar à Série B. Destaques para o goleiro Willian Alves, o atacante Pipico e os meias Luís Mário e Rondinelly.
O estádio Moacyrzão com capacidade para 20.000 espectadores é onde o Macaé manda seus jogos.
O Boa Esporte decepcionou e caiu pra série C ano passado, mas vem com o objetivo de se recuperar e conseguir uma das vagas à Série B, apesar de ter sido rebaixado no estadual em Minas Gerais. Destaques para o goleiro Rodolfo, os meias Léo Baiano e Matheus Queiroz e o atacante Daniel Cruz.
O estádio Melão em Varginha com capacidade para 15.471 espectadores é a casa do Boa Esporte.
O Mogi Mirim acaba de sofrer o seu segundo rebaixamento seguido ao cair para a Série A2 no Paulista e tem de mostrar força para no mínimo se manter na Série C . Seus destaques são os meias Lulinha e Wendel, o goleiro Mauro e o atacante Matheus Ortigoza.
O estádio Romildo Vítor Gomes Ferreira com capacidade para 23.000 espectadores é a casa do Mogi Mirim.
O Botafogo de Ribeirão Preto não fez um grande Paulistão, mas vem credenciado pelo título da Série D do ano passado e tentará voltar aos tempos áureos quando chegou a disputar a primeira divisão nacional. Os destaques da equipe são os atacantes Nunes e Stefano Yuri, o meia Rodrigo Thiesen e o goleiro Neneca.
O estádio Santa Cruz, com capacidade para 29.292 espectadores, é a casa do Botafogo.
O Ypiranga-RS tentará surpreender e conseguir um inédito acesso à série B após conseguir chegar à série C. Os destaques da equipe são os atacantes Tulio Renan e João Paulo, o meia Jessé e o defensor Negretti.
 
O estádio Colosso da Lagoa em Erechim, com capacidade para 22.000 espectadores, é onde o Ypiranga manda seus jogos.

Maiores informações sobre a Série C pra que for acompanhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário