Não devemos confundir com a Copa das Nações Africanas ou CAN, esse torneio é diferente pois enquanto a CAN é praticamente todas as estrelas das seleções, que jogam em todos os cantos do mundo inclusive em seus próprios países e que tinham muitas estrelas internacionais de renome, como Drogba, Gervinho, Asamoah Gyan, Andre Ayew, Gedo, Zidan, Khumalo, Eto'o, entre outros, a CHAN só pode convocar jogadores das próprias ligas nacionais dos participantes. Exemplo, Gana só pode chamar jogadores que joguem no campeonato nacional de Gana e por aí vai.
Ou seja, bem parecido com aquela Copa Roca, ou melhor chamando, o Superclássico das Américas, que era o jogo entre Brasil e Argentina que só podiam se chamar jogadores que jogassem somente no futebol brasileiro e argentino.
Um excelente torneio, que é uma ótima idéia da CAF, pois dá a chance dos jogadores das ligas nacionais mostrarem o seu potencial, além de poderem alcançar um lugar na seleção principal.
Já ocorreram 3 torneios, em 2009, que foi a primeira edição, aconteceu na Costa do Marfim e teve como campeão a República Democrática do Congo, já em 2011 o torneio ocorreu no Sudão e a Tunísia se sagrou campeã e a última edição ocorreu na África do Sul em 2014 e a Líbia foi a campeã.
Em 2018 o torneio está marcado pra acontecer no Quênia e em 2020 será a vez da Etiópia.
16 seleções se qualificaram para esta edição, sendo que países como Egito, Argélia, Cabo Verde e Benin não participaram das eliminatórias. O formato de classificação é por regiões, pra não ficar concentrado em determinadas regiões.
Além de Ruanda que é o país sede, se classificaram Marrocos, Gabão, Tunisia, Etiópia, RD Congo, Nigéria, Mali, Zimbábue, Costa do Marfim, Angola, Mali, Guiné, Níger, Uganda e Camarões. E no sorteio assim ficaram os grupos.
Grupo A
Ruanda
Costa do Marfim
Gabão
Marrocos
Grupo B
Camarões
Angola
RD Congo
Etiópia
Grupo C
Tunísia
Niger
Nigéria
Guiné
Grupo D
Zâmbia
Zimbábue
Uganda
Mali
Nenhum comentário:
Postar um comentário