Vamos aos números que todos sabem, são 31 vagas para o Mundial mais a vaga do país sede, a Rússia, e as vagas foram divididas assim por confederações: 13 para a Europa, 5 para a África, 4.5 para a América do Sul, 3.5 para a América do Norte, Central e Caribe, 4.5 para a Ásia e 0.5 para a Oceania, lembrando que essa meia vaga consiste ao confronto intercontinental e que foram definidos que o 5º colocado da América do Sul enfrenta o campeão das eliminatórias da Oceania e o 4º colocado do hexagonal final da América do Norte, central e Caribe enfrenta o 5º colocado da Ásia.
6 confederações, seriam 211, mas como Indonésia e Zimbábue foram excluídas, são 209 seleções, com 282 partidas realizadas com 828 gols marcados, com média de 2.94 gols por partida. Vamos aos dados por confederações:
Europa
52 seleções disputarão as 13 vagas, que não contarão com a Rússia por ser sede e com Gibraltar, cuja entrada ainda não foi aprovada pela FIFA, mesmo tendo disputado as eliminatórias da Euro 2016, estas seleções foram divididas em 9 grupos, sendo 7 grupos com 6 seleções e e outros 2 grupos com 5. Os 9 melhores colocados em cada um dos grupos se classifica para a Copa do Mundo, e os 8 melhores colocados disputarão playoffs, em quatro confrontos com partidas de ida e volta e classifica outras 4 seleções. As eliminatórias européias começam no segundo semestre de 2016, após a Eurocopa.
América do Sul
10 seleções disputando 4 vagas e o quinto irá disputar a repescagem contra o campeão da Oceania. Por enquanto o Equador surpreende e é o líder com 100% de aproveitamento. Argentina, Chile Paraguai, Brasil e Colômbia estão emboladas no meio da tabela e a Venezuela decepciona com nenhum ponto até agora.
Oceania
Única confederação que não tem vaga direta, são 11 seleções participantes e apenas o campeão irá disputar a repescagem no final. Já tivemos a primeira fase e 3 seleções já foram eliminadas, restando 8, que disputarão a Copa das Nações da Oceania, que vale como segunda fase das eliminatórias, além de dar vaga à Copa das Confederações em 2017.
América do Norte, Central e Caribe
35 seleções disputam 3 vagas e o 4º colocado disputa uma repescagem contra o 5º colocado da Ásia. 23 seleções já foram eliminadas e restaram 12 seleções na disputa que está na quarta fase, onde foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada, os 2 primeiros de cada grupo se classificam para o hexagonal final. Por enquanto passariam para o hexagonal México, Canadá, Costa Rica, Panamá. Estados Unidos e Trinidad e Tobago.
África
53 seleções entraram na disputam, e passado as duas primeiras fases, 33 foram eliminadas, só restando 20 seleções na disputa, que serão divididas em sorteio em 5 grupos com 4 seleções cada, onde o campeão de cada grupo estará na Copa do Mundo. Não teve grandes zebras até agora, e 2 seleções que já participaram de Mundiais estão eliminadas, no caso Angola e Togo.
Ásia
45 seleções começaram a disputa, sendo que 6 foram eliminadas na primeira fase e atualmente estamos na segunda fase de grupos, onde 39 seleções foram divididas em 8 grupos com 5 seleções cada (com exceção do grupo F, que teve a Indonésia eliminada). Os 8 melhores de cada grupo e os 4 melhores segundos colocados passarão para a próxima fase, onde as 12 seleções serão divididas em 2 grupos com seleções cada. Até agora Qatar e Coréia do Sul se classificaram para essa fase, onde os dois primeiros colocados dos dois grupos se classificam para a Copa do Mundo e os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em um playoff para definir o 5º colocado que disputará a repescagem continental contra o 4º melhor colocado da América do Norte, Central e Caribe. Mas já se pode se falar nessa segunda fase que 18 seleções estão eliminadas e outras 5 estão praticamente eliminadas, restando ainda 16 tecnicamente na disputa.
Ou seja, pode-se se falar em números que passado o primeiro ano das eliminatórias que das 209 seleções inscritas inicialmente para o torneio, 83 já foram eliminadas no primeiro ano da disputa e 126 ainda estão na disputa, ou seja, 60,28% estão ainda na disputa e 39,72% já foram eliminadas.
O Qatar até agora tem o melhor ataque de toda as eliminatórias com 27 gols marcados e o Butão a defesa mais vazada com 49 gols sofridos na competição.
O maior artilheiro até agora de toda a competição é Mohammad Al Sahlawi da Arábia Saudita com 12 gols, seguido por Ahmed Khalil dos Emirados Árabes com 10 gols e por Yang Xu da China com 7 gols marcados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário