domingo, 13 de março de 2016

FIFA World Cup 2026, 2030 and 2034 - Possíveis países candidatos - USA (Estados Unidos)

E começamos pela maior potência econômica e militar do planeta. Os Estados Unidos é daqueles países que estão sempre prontos para sediar qualquer evento mundial.
Os americanos já sediaram o maior evento de futebol do mundo em 1994 e foi um grande sucesso, tanto que a Copa do Mundo de 1994 foi o que teve a maior média de público de todas as Copas do Mundo.
Além disso, desde aquela Copa os americanos viu nascer e ganhar força o seu campeonato, a Major League Soccer, o que foi ótimo para o esporte que conseguiu o seu espaço na terra do Tio Sam, além disso a seleção americana virou uma potência regional e os Estados Unidos tem sido presença constante em Mundiais.
A Future Futebol avalia as chances, os prós e os contra de uma possível candidatura americana.
Pontos à favor
- Os Estados Unidos como falamos é um país que sempre está pronto para receber qualquer evento esportivo mundial, pesa à favor o fato de ser a maior potência econômica do planeta e também de ter uma moeda forte.
- O futebol cresceu muito e já está virando uma paixão, uma febre, em território americano. Os estádios sempre cheios na MLS, se tornando um dos campeonatos com a melhor média de público do mundo. A prova o mundo inteiro viu os americanos assistindo aos jogos de sua seleção nos telões por várias partes dos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2014. Sem falar que eu mesmo vi famílias americanas e muitos aventureiros americanos aqui no Brasil assistindo e marcando presença nos estádios brasileiros em todos os jogos. Os americanos hoje querem sim sediar novamente uma Copa do Mundo, diferentemente do pouco caso que fizeram do torneio em 1994.
-Capacidade de organização, segurança e estádios modernos, que no caso dos estádios eles só precisariam de algumas reformas básicas para se adequar ao "Padrão FIFA" que os brasileiros conheceram em 2014. Com certeza uma Copa do Mundo nos Estados teria um dos maiores esquemas de segurança da história, até pelo fato de ser uma das maiores potências militares do planeta e o mundo conhece o padrão americano de organizar, conseguem transformar tudo em um grande espetáculo.
-Inúmeros pontos turísticos, que literalmente não algum lugar que o mundo não conheça e que são sempre visitados por turistas de todo o mundo, além das cidades super organizadas e com grandes aeroportos que partem pra todos os lugares.
Pontos contra
- Realmente a casa caiu para a FIFA quando o FBI entrou na jogada da investigação no que foi ano passado o maior escândalo do futebol. Dirigentes presos e acusados de corrupção, e não sabemos como os membros da FIFA votariam hoje em dia. Penso que tem de se escolher o melhor candidato, mas claro que muitos poderão optar por outros candidatos.
- Segurança, que é um ponto crucial na boa organização, pois devido à certas políticas os americanos são sempre o maior dos alvos para atentados, que infelizmente insistem em ocorrer. Claro que em território americano a história é diferente, mas poderá ocorrer um excesso de segurança que pode ocasionar de dar dor de cabeça para torcedores de certas regiões do planeta, ou não. Depende de como estiver o mundo até lá.
- Futebol cresceu mas ainda não é a maior paixão dos Estados Unidos, cargo esse ocupado pelo futebol americano (NFL), basquete e beisebol. Mas os americanos são muito entusiastas de sua seleção e torce com fervor pela sua seleção e aos poucos o futebol vai ganhando espaço que antes quase não tinha.
Possíveis cidades sedes
As possibilidades são inúmeras, várias cidades teriam totais condições, e basicamente depende de como o campeonato será organizado, se com 32 seleções ou com 40 seleções.
Se for 32, com base nas condições do país seriam de 12 à 16 sedes, a escolha ocorrerá devido à alguns aspectos: importância da cidade no país e no mundo, pontos turísticos, mobilidade e transportes, identificação da cidade com o esporte e aeroportos.
A Future Futebol escolheria: New York, Los Angeles, Chicago, Washington DC, Boston, Dallas, Houston, Miami, Orlando, San Francisco, Philadelphia, Seattle, Portland, Phoenix, Denver e Kansas City.
Em caso de uma Copa com 40 seleções e um aumento para digamos 20 sedes, colocaria Salt Lake City, Columbus, San Jose e Atlanta, apesar que poderíamos colocar cidades como Fort Lauderdale, New Orleans, Charlotte, Tampa, Baltimore, Indianapolis, Nashville, Cleveland, San Diego, Detroit e Jacksonville.

Mas pode-se ter claro outras opções, como a de candidatura conjunta entre Estados Unidos e Canadá, o que eu acharia inviável, pois ambas tem condições de serem sedes por conta própria.
Mas tudo ainda está em aberto e é possível, mas seria incrível e um grande torneio uma Copa do Mundo nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário