segunda-feira, 25 de maio de 2015

O que esperar de cada seleção à caminho da Rússia 2018 - UEFA - Poucas chances ou sem chances

Agora chegamos ao último e mais vencedor continente em Copas do Mundo, o qual sempre propícia grandes partidas equilibradas, grandes jogos. Fica difícil definir qual as seleções de destaque, quais irão surpreender e quais irão ficar de fora e quais irão decepcionar. Fiz os prognósticos e como nas eliminatórias africanas, separei em quatro tipos de seleções:

1. Favoritas e super favoritas;
2. Tradicionais e com boas chances;
 3. Possíveis zebras e surpresas;
4. Chances mínimas ou sem chances.


Começando com as seleções com menos chances, e vamos até chegar as principais.

San Marino, que nunca foi à uma Copa do Mundo, até poucos meses era o pior europeu no Ranking da FIFA, só acumulando derrotas, mas depois de empatar em casa com a Estônia, a equipe saltou algumas posições deixando o posto para Andorra, mas ainda assim continua sendo um dos principais saco de pancadas da Europa. LUTA PARA NÃO PASSAR VERGONHA, O QUE VAI SER DIFÍCIL.
Andorra, que também nunca foi à um Mundial, hoje no Ranking da FIFA é o pior europeu da lista, tanto em jogos eliminatórios para a Euro 2016 como amistosos só acumulou derrotas, é outro saco de pancadas que pouco poderá fazer frente às outras seleções do continente. LUTA PRA NÃO PASSAR VERGONHA, O QUE É UMA MISSÃO BEM DIFÍCIL.
Malta, que também é outra seleção que nunca participou de um Mundial, também pode ser um possível saco de pancadas, mas também pode surpreender e tirar pontos preciosos de outras seleções nas brigas por vagas. Dos últimos 9 jogos, entre amistosos e eliminatórias da Euro 2016, foram 8 derrotas e 1 empate, mas destas derrotas, apenas uma foi por por 3 gols de diferença, o restante por 1 ou 2 gols, incluindo o magro 1-0 para a Itália. E o empate foi na casa da Bulgaria contra os bulgaros por 1-1, resultado surpreendente. Mesmo assim também conseguiu perder de Gibraltar por 1-0 em amistoso. SEM CHANCES POR UMA VAGA, LUTA PRA NÃO DAR VEXAME E ARRANCAR ALGUNS PONTOS E FAZER JOGOS DUROS CONTRA AS OUTRAS SELEÇÕES.
A Geórgia, que também nunca foi à um Mundial, teve resultados irregulares juntando amistosos e eliminatórias da Euro 2016. Foram 4 vitórias, incluindo um significativo 2-0 na Arábia Saudita em amistoso e 5 derrotas, que teve desde um "simples" 2-0 para a campeã Alemanha na própria casa (lembrando que a mesma desceu 7-1 no Brasil numa semifinal de Copa do Mundo em pleno Mineirão) e outra acachapante em casa também para a Polônia por 4-0. PRATICAMENTE SEM CHANCES, SÃO MÍNIMAS, MAS EXISTE A POSSIBILIDADE DE ARRANCAR PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES.
Luxemburgo também nunca foi à um Mundial, é outro candidato à saco de pancadas, mas pode surpreender e arrancar pontos de seus adversários. Nas últimas eliminatórias para a Copa de 2014 conseguiu 1 vitória e 3 empates e nas eliminatórias de 2010 conseguiu a proeza de vencer fora de casa a Suíça. Apesar de ter empatado em 1-1 um amistoso contra a Itália ano passado e empatado com a Bielorússia no inicio das eliminatórias da Euro 2016, mas depois foram só derrotas, algumas foram verdadeiros vareios ( 4-0 para a Espanha e dois por 3-0, para Eslováquia e Ucrânia). SEM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA, LUTA PRA ARRANCAR ALGUNS PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES E NÃO DAR VEXAME.
O Cazaquistão nunca participou de um Mundial, até 2002 integrava a AFC e jogava as eliminatórias na Ásia, mas depois mudou para a UEFA no sentido de evoluir seus futebol e ter mais chances na luta por uma vaga para a Copa do Mundo, apesar que os resultados demonstrem que está muito longe disso. Mesmo tendo bons resultados em amistosos, como os empates fora de casa contra Moldávia e a Rússia, e o empate em casa contra Burkina Faso, nas eliminatórias para a Euro 2016 a seleção cazaque só somou 1 ponto em 5 jogos, fora os vareios que levou em casa da República Tcheca e Islândia. SEM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA, LUTA PRA ARRANCAR ALGUNS PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES E NÃO DAR VEXAME.
Liechstenstein, que nunca se classificou à um Mundial, vem decepcionando seus torcedores em se tratando de eliminatórias para a Copa do Mundo. Mas está tentando mudar a história de ser mais um eterno saco de pancadas europeu. Tem uma equipe na primeira divisão da Suíça e tem tido resultados que variam dos vareios (derrotas de 5-1 em casa para a Bielorússia em amistoso e de 4-0 para a Rússia e de 5-0 para a Austria pelas eliminatórias para a Euro 2016) à alguns surpreendentes (0-0 em casa contra Montenegro e uma vitória fora de casa por 1-0 contra a Moldávia pelas eliminatórias da Euro 2016). SEM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA, LUTA PRA ARRANCAR ALGUNS PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES E NÃO DAR VEXAME.
A Moldávia, que nunca foi à um Mundial, é daquelas seleções que quando seus torcedores acham que vai surpreender, acaba decepcionando. Digo isso porque não é uma seleção que leva sonoras goleadas, mas que consegue decepcionar o seu torcedor que olha na tabela das eliminatórias da Euro 2016 e vê sua seleção em último lugar com apenas 1 ponto em 5 jogos, e ao mesmo tempo que esse único ponto tenha sido um incrível empate de 1-1 contra os russos na Rússia, consegue ao mesmo tempo perder um jogo diante de sua torcida para Liechtenstein por 1-0.  SEM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA, LUTA PRA ARRANCAR ALGUNS PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES E NÃO DAR VEXAME.

O Azerbaijão também nunca foi à um Mundial, tem decepcionado seu torcedor ultimamente. Mesmo tendo uma campanha razoável nas eliminatórias para a Copa de 2014, onde somou 9 pontos e terminou à frente da Irlanda do Norte, que tem mais tradição e história que os azeris na competição. Só que hj a realidade é outra, nas eliminatórias da Euro 2016, fora a vitória por 2-0 em Malta, os outros jogos foram só derrotas, incluindo aí uma chapuletada de 6-0 que tomou da Croácia. SEM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA, LUTA PRA ARRANCAR ALGUNS PONTOS DAS OUTRAS SELEÇÕES E NÃO DAR VEXAME.
A  Macedônia que também nunca foi à uma Copa do Mundo, é aqueles casos típicos de "seleção de um jogador só", no caso aqui Goran Pandev. Sem ele a Macedônia perde muita de sua força. O exemplo é nas eliminatórias da Euro 2016, em que Pandev ainda não jogou nenhuma partida e a Macedônia em seus 5 jogos soma 4 derrotas (incluindo o vareio de 5-1 para a Espanha) e 1 vitória (3-2 no sufoco contra a fraca seleção de Luxemburgo). Nos amistosos teve um bom empate de 0-0 contra a mesma Austrália que dias antes havia empatado por 2-2 com a Alemanha em terras alemãs em amistoso. CHANCES MÍNIMAS DE LUTAR POR VAGA, MAS PODE SURPREENDER AS OUTRAS SELEÇÕES MAIS TRADICIONAIS, ARRANCAR PONTOS IMPORTANTES, MAS TUDO DEPENDENDO SE TIVER PANDEV EM CAMPO.
Ilhas Faroe, que nunca foi à um Mundial, apesar de nas eliminatórias da Euro 2016 ter perdido 4 jogos, surpreendeu o mundo ao derrotar os gregos por 1-0 na Grécia, o que rendeu um salto espetacular no Ranking da FIFA, mas fora isso dificilmente aprontará nas eliminatórias para a Rússia 2018, mas provou que pode surpreender as outras seleções. SEM CHANCES NA LUTA POR UMA VAGA, MAS PODE SURPREENDER AS OUTRAS SELEÇÕES E TIRAR PONTOS PRECIOSOS.
A Lituânia, que nunca foi à um Mundial, tem tido uma campanha razoável, com chances de brigar por uma vaga na Euro 2016. Só que venceu os rivais mais fracos (1-0 na Estônia e 2-0 sobre San Marino) e sofreu derrotas para os principais rivais (com vareios de 4-0 para Suíça e Inglaterra e derrota em casa para a Eslovênia, 2-0). Nos amistosos, derrota para a Polônia por e empates com UAE e Ucrânia. CHANCES MÍNIMAS NA LUTA POR UMA VAGA, MAS PODE SURPREENDER.
A Estônia, que nunca foi à um Mundial, mesmo decepcionando seu torcedor, ainda assim consegue aprontar algumas surpresas. Nas eliminatórias da Copa de 2014, só venceu o saco de pancadas do grupo, Andorra, mas foi a única seleção da chave a tirar pontos da Holanda, já nas eliminatórias da Euro 2016, conseguiu fazer com que San Marino pontuasse pela primeira vez na história, além de ter perdido para Inglaterra, Suíça e Lituânia, mas venceu a Eslovênia. Nos amistosos, perdeu de Qatar por 3-0 e empatou com a Islândia, mas venceu a Jordânia e a Noruega. CHANCES MÍNIMAS NA LUTA POR UMA VAGA, MAS PODE SURPREENDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário