quarta-feira, 27 de maio de 2015

O que esperar de cada seleção à caminho da Rússia 2018 - UEFA - Possíveis zebras e surpresas

Agora vamos falar de seleções que papel ninguém espera nada, mas que podem surpreender.

O Chipre, que nunca foi à um Mundial, decepcionou muito seus torcedores nas últimas eliminatórias, onde somou somente 5 pontos em 10 jogos, com 1 vitória, 2 empates e 7 derrotas, terminando em último no grupo. Tem feito uma campanha razoável na eliminatória da Euro 2016, onde soma 6 pontos em 5 jogos. Apesar de ter perdido jogos no grupo para Israel, País de Gales e do vareio de 5-0 da Bélgica, venceu Andorra e surpreendeu vencendo os bósnios na casa deles por 2-1. POUCAS CHANCES DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
A Letônia, que nunca participou de um Mundial, tem como maior feito a inédita participação na Eurocopa de 2004. Mas de lá pra cá, aquela geração envelheceu e nunca mais conseguiu realizar novamente outra façanha. Em amistosos ano passado conseguiu vitórias sobre Armênia e Lituânia e no mais recente empatou fora de casa com a Ucrânia em 1-1. Nas eliminatórias da Euro 2016 possui apenas 3 pontos em 5 jogos, com 3 empates ( em casa com a Turquia e fora contra a República Tcheca e Cazaquistão) e 2 derrotas (vareio em casa da Islândia, 3-0, e uma chapuletada dos holandeses na Holanda por 6-0). POUCAS CHANCES DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
A Bielorrússia, que nunca participou de um Mundial, teve o azar nas últimas eliminatórias ao cair no mesmo grupo que tinha Espanha e França, apesar de ter surpreendido a França nas eliminatórias da Euro 2012, quando derrotou os franceses em Saint Denis por 1-0. A Bielorrússia na atual campanha das eliminatórias da Euro 2016 está decepcionante, com 4 pontos em 5 jogos e longe da briga por uma vaga, onde perdeu em casa da Eslováquia e Ucrânia e fora da Espanha, empatou com Luxemburgo fora de casa e venceu fora de casa a Macedônia. Nos amistosos empate sem gols com Gabão e uma vitória ano passado sobre o México por 3-2. POUCAS CHANCES DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
A Finlândia, que nunca participou de uma Copa do Mundo, também deu azar nas últimas eliminatórias de cair no mesmo grupo de França e Espanha, apesar de ter ficado em terceiro neste grupo e ter empatado por 1-1 com os espanhóis na Espanha. Mas os finlandeses vem decepcionando seu torcedor nas eliminatórias da Euro 2016, onde possuem 4 pontos em 5 jogos e estão longe da briga por uma vaga. Nos últimos amistosos, derrota para Eslováquia, empate com o Iêmen e vitória sobre a Suécia são seus resultados mais recentes.  POUCAS CHANCES DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
A Armênia, que nunca foi à um Mundial, quase surpreendeu na última eliminatória, quase realmente chegando aos playoffs, onde fez 10 pontos nos últimos 4 jogos, depois da derrota pra Malta em casa, que foi crucial no final das contas, a Armênia engatou um surpreendente 4-0 sobre os dinamarqueses nas Dinamarca, outra vitória surpreendente vitória fora de casa sobre a República Tcheca por 2-1, uma vitória em casa sobre a Bulgária por 2-1 e um empate fora de casa contra a Itália por 2-2, quando chegava a estar vencendo por 2-1. Só que os armenos estão decepcionando nas eliminatórias da Euro 2016, onde estão na lanterna do grupo com só 1 ponto em 4 jogos. E nos amistosos, só tem somado derrotas e algumas até acachapantes, como os 3-0 pra França. POUCAS CHANCES DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, E PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
Montenegro nunca foi à um Mundial, mas quase consegue uma façanha naquela que seria sua segunda participação para as eliminatórias da Copa do Mundo, quando chegou a liderar o grupo, mas perdeu força e terminou em terceiro na última eliminatória. Montenegro tem bons destaques que jogam em grandes equipes européias, mas tem decepcionado nas eliminatórias da Euro 2016, onde está em quarto com 5 pontos em 5 jogos, apesar que perdeu os pontos em casa para a Rússia por causa de atitudes lamentáveis de sua torcida e foi punida com a perda dos pontos da partida. TEM CHANCES RAZOÁVEIS DE LUTAR PELA VAGA, MAS PODE SURPREENDER, PRINCIPALMENTE COMPLICAR A VIDA DE OUTRAS SELEÇÕES.
A Noruega possui 3 participações em Copas do Mundo, em 1938, 1994 e 1998, esta última sendo sua melhor Copa quando chegou às oitavas de finais. A década de 90 teve a melhor geração do futebol norueguês, que desde 98 não chegou nem perto de voltar à uma Copa do Mundo. Atualmente nas eliminatórias da Euro 2016 a equipe está bem na briga por uma vaga, soma nove pontos no seu grupo, onde venceu 3 partidas (Bulgária, Malta e Azerbaijão) e 2 derrotas ( 2-0 em casa da Itália e um vareio de 5-1 fora da Croácia, ambas à sua frente na tabela). Amistosos muitos resultados decepcionantes, como a derrota em casa para a Estônia (1-0). TEM CHANCES DE SURPREENDER E LUTAR POR UMA DAS VAGAS, ASSIM COM PODE DECEPCIONAR E FAZER UMA CAMPANHA MUITO ABAIXO DAS EXPECTATIVAS.
A Bulgária, que possui 7 participações em Copas do Mundo, sendo a melhor a Copa de 1994, quando terminou em quarto lugar, busca reviver seus melhores tempos vividos principalmente na década de 90 que teve praticamente a sua melhor geração. Os búlgaros desde 1998 não participam de uma Copa do Mundo, e vem decepcionando seu torcedor nas eliminatórias da euro 2016, onde obteve 5 pontos em 5 jogos, mas continua na briga por uma vaga. Quase vence a Itália na última partida das eliminatórias da Euro 2016, foi empate em 2-2. TEM CHANCES DE SURPREENDER NA LUTA POR UMA VAGA NA COPA DO MUNDO, ONDE PODE CHEGAR À FASE DE QUARTAS DE FINAIS. MAS PODE DECEPCIONAR E GERAR MUITA DECEPÇÃO ENTRE SEUS TORCEDORES.
A Irlanda possui 3 participações em Copas do Mundo, sendo em 1990 sua melhor participação, quando chegou às quartas de finais. Desde 2002 que não participam de Copas do Mundo, mas tem feito ótimos amistosos e jogos nas eliminatórias da Euro 2016. Nas eliminatórias da Euro 2016 a Irlanda está em quarto com 8 pontos, mas está na briga por uma vaga, nos seus jogos foram 2 vitórias (Geórgia e Gibraltar), 2 empates ( um excelente empate contra os alemães na Alemanha por 1-1 e outro em casa contra a Polônia em 1-1) e uma derrota para os escoceses fora de casa. Quanto aos amistosos, o último foi um convincente 4-1 sobre os Estados Unidos. COM CHANCES DE LUTAR POR UMA VAGA NA COPA DO MUNDO, ONDE PODERIA CHEGAR ÀS QUARTAS DE FINAIS. MAS TAMBÉM PODE DECEPCIONAR.
A Albânia, que nunca foi à um Mundial, com toda certeza pode ser uma das grandes surpresas nessas eliminatórias. Tem conseguido resultados muito convincentes em amistosos e na eliminatória da Euro 2016. Nos últimos amistosos, derrota só de 1-0 pra Itália e empate contra os franceses na França, 1-1. Nas eliminatórias da Euro, tirando o jogo suspenso por confusões em campo contra a Sérvia, soma 7 pontos em 4 jogos, com uma vitória surpreendente sobre os portugueses em Portugal por 1-0 e sobre a Armênia por 2-1 e um empate com a Dinamarca em casa em 1-1. COM BOAS CHANCES NA LUTA POR UMA VAGA E PODE SER UMA GRANDE SURPRESA, ASSIM COMO PODE DECEPCIONAR E FRUSTRAR TODA ESSA EXPECTATIVA.
Israel possui uma participação em Copas do Mundo, no já distante ano de 1970. Sempre esteve entre as forças medianas da Europa, e procura surpreender nessas eliminatórias. Mas seus últimos resultados, tirando a boa vitória sobre a Bósnia Herzegovina por 3-0, foram derrotas em casa para a Bélgica (0-1) e País de Gales (0-3), todos eles válidos pelas eliminatórias da Euro 2016, mas Israel ainda se mantém na briga por uma vaga para o torneiro europeu. PODE SURPREENDER E ENTRAR NA BRIGA POR UMA VAGA NA COPA, OU PELO MENOS CHEGAR AOS PLAYOFFS, MAS PODE DECEPCIONAR TAMBÉM.
A Irlanda do Norte tem 3 participações em Copas do Mundo, em 1958, 1982 e 1986, sendo em 58 onde foi derrotado nas quartas de finais sua melhor participação. Desde 1986 a Irlanda do Norte tem passado longe de voltar à um Mundial. Fez uma péssima campanha nas ultimas eliminatórias, mas tá surpreendendo nas eliminatórias para a Euro 2016, onde está muito bem em segundo lugar do grupo com 12 pontos, em 5 jogos somente 1 derrota (para a Romênia, líder do grupo por 2-0) e 4 vitórias ( fora de casa sobre a Grécia, 0-2, e a Hungria, 1-2, em casa sobre Ilhas Faroe, 2-0, e Finlândia, 2-1).  PODE SURPREENDER E ENTRAR NA BRIGA POR UMA VAGA NA COPA, OU PELO MENOS CHEGAR AOS PLAYOFFS, MAS PODE DECEPCIONAR TAMBÉM.
A Turquia possui 2 participações em Copas do Mundo, em 1954 e em 2002, sendo esta última a sua melhor participação, onde foi terceira colocada. Mas tem fracassado nas últimas tentativas, e pra essas eliminatórias conta com sua tradição e bons destaques que atuam em grandes centros na Europa. Não convenceu muito em amistosos, onde venceu fora de casa Luxemburgo e Dinamarca por 2-1, mas foi derrotada em casa pelo Brasil por 0-4. Nas eliminatórias da Euro 2016 suas chances são mínimas na briga por uma vaga, onde somou 5 pontos em 5 jogos, mesmo quase tendo vencido a Holanda em Amsterdam (1-1) perdeu em casa da República Tcheca (1-2) e da Islândia fora (3-0) empatou fora com a fraca Letônia (1-1) e venceu o Cazaquistão em casa por 3-1. Terá de fazer mais do que isso pra conseguir lutar por uma vaga. TEM TRADIÇÃO E BOAS CHANCES NA LUTA POR UMA VAGA, MAS É GRANDE A CHANCE DE DECEPCIONAR, MAS PODE SURPREENDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário