sábado, 15 de outubro de 2016

Mudanças na FIFA

A Future Futebol vai discutir as mudanças que a FIFA e o presidente Gianni Infantino vem pretendendo implantar nos próximos eventos e nos próximos anos, que pode mudar a estrutura dos torneios de futebol nos próximos eventos.

Copa do Mundo com 40 ou 48 seleções
Essa foi uma das promessas de campanha do presidente Infantino, tipo o que aconteceu na Eurocopa, que era com 16 seleções e neste ano passou a 24, a proposta inicial era de 40 seleções, mas nos últimos dias ganhou força uma Copa do Mundo com 48 seleções. Vários formatos foram discutidos, como o de 8 grupos com 5 seleções ou 10 grupos com 4 seleções, isso com 40 seleções. Com 48 seleções, discute-se uma fase preliminar anterior à uma fase de grupos, onde teria um "playoff" com 32 seleções e os 16 vencedores se juntariam à outras 16 seleções melhores ranqueadas no Ranking da FIFA e já classificadas para a fase de grupos. O que seria meio estranho, no entender da Future Futebol bizarro, pois corre-se o risco de uma seleção participar da Copa do Mundo e com apenas uma partida ser eliminada.
Se for com 48, seria melhor logo ou fazer 8 grupos com 6 seleções onde os 2 melhores de cada grupo se classificam, ou 4 melhores de cada grupo se classificam e aí fariam uma fase fase eliminatória anterior às oitavas de final. Ou então fazer 16 grupos com 3 seleções cada onde os melhores da cada grupo se classificam para as oitavas, que seria na questão de tempo de competição mais viável. Ou aumentam de vez para 64 e tudo resolvido.

Copa do Mundo com sedes múltiplas
Outra questão é a Copa do Mundo com múltiplas sedes, sem estipular a quantidade, podendo ser 2, 3 e até quatro, mas que deve ser discutido, tudo pra que a Copa do Mundo seja possível onde as sedes dividiriam os custos de receber a competição.

Rotatividade de Copa do Mundo por confederação
Todos nós sabemos que a próxima Copa do Mundo será na Rússia, que é da Europa (UEFA)
E a de 2022 será no Qatar, a primeira no Oriente Médio, na Ásia (AFC)
 Portanto, seguindo a regra de que uma confederação não pode receber uma Copa do Mundo por 8 anos, é fácil dizer que 2026 não poderá ter nenhuma sede européia, dando chances à CONCACAF (chances muito grandes) e África e a Ásia só poderia receber o evento em 2034. Se passar a idéia de sedes múltiplas, cresce e muito a chance de México, Estados Unidos e Canadá fazerem uma candidatura única e conjunta. Future Futebol não concorda, pois além de tomarem vagas de outros países, tanto México, Estados Unidos e Canadá são capazes de organizarem sozinhos o torneio. Poderia se fazer múltiplas sedes se fosse junção de países digamos menores territorialmente, exemplo Costa Rica, Panamá, Nicaraguá, Honduras e El Salvador. Ou Haiti, Porto Rico, Republica Dominicana e Cuba.

Fim da Copa das Confederações
Existe a possibilidade de a FIFA acabar com a Copa das Confederações, um torneio que é utilizado como preparatório pelo país sede para a Copa do Mundo, um tipo de aquecimento do torneio. A questão seria o déficit que o torneio cria para ser organizado.

Aumento de clubes participantes no Mundial da FIFA de Clubes
E pra compensar o fim da Copa das Confederações, a FIFA visa ampliar o número de participantes para 16 no Mundial de Clubes da FIFA.

Possibilidade do prêmio de melhor jogador do mundo ser votado pela internet
A FIFA rompeu a parceria que tinha com a revista France Football e mudará o nome da premiação, que não deverá mais se chamar Bola de Ouro, e a FIFA estuda ainda a possibilidade de o prêmio de melhor jogador do mundo ser votado pela internet.

Possibilidades de mudanças no futebol olímpico
A FIFA estuda a proposta de não aceitar mais que atletas de 23 anos participem das Olimpiadas, ou seja, praticamente poderia vetar os profissionais de participar dos Jogos Olímpicos. Será que os amadores voltariam a disputar as Olimpíadas como acontecia há muitos anos atrás.

Ainda está acontecendo e terá muias reuniões no conselho executivo pra discutir as mudanças e rumos do futebol, mas pra quem quiser acompanhar as notícias, deixarei alguns links, alguns explicando as mudanças, e outras falando dos escândalos da FIFA, que é para deixar vocês a par das notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário