domingo, 3 de maio de 2015

O que esperar de cada seleção à caminho da Rússia 2018 - CONCACAF - Parte 1 - As favoritas

Agora falarei do que se pode esperar das seleções do Caribe, da América Central e da América do Norte nas eliminatórias para a Rússia 2018. Só na falarei das seleções que já foram eliminadas do torneio eliminatório, que é o caso de Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Turcos e Caícos, Anguilla, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, Ilhas Cayman e Bahamas. Vou separar em 4 partes: AS FAVORITAS,  AS COM CHANCES, AS ZEBRAS E POSSÍVEIS SURPRESAS, E AS SEM CHANCES.
Começamos com as FAVORITAS:
México é a força mais tradicional e a que mais participou de Mundiais da região, sendo 15 no total, já sediou duas vezes o evento, onde obteve os melhores desempenhos, sendo eliminados nas quartas de finais. Teve uma grande evolução desde que começou a participar da Copa América e que seus clubes começaram a participar da Taça Libertadores com os países da Conmebol. Foram títulos mundiais sub-17 e mais o último título olímpico, além de uma Copa das Confederações. Nos 3 últimos amistosos, 2 vitórias e uma derrota. SUPER FAVORITA À VAGA, PODENDO SURPREENDER E CHEGAR AO TÍTULO MUNDIAL.
Os Estados Unidos é com certeza um lugar onde o "soccer" cresceu e muito, criou-se uma liga muito forte e sua seleção tem rivalizado com os mexicanos na região, tem participado de todas as Copas desde 1990, ao total são 10 participações, já sediou o evento em 1994, sua melhor participação foi na primeira Copa, em 1930, com um quarto lugar e no futebol feminino já é uma potência. Nos últimos 3 amistosos foi irregular (1 vitória, 1 empate e 1 derrota), nada que abale talvez para as eliminatórias. SUPER FAVORITA À VAGA, E COM A EVOLUÇÃO DO SEU FUTEBOL PODE SONHAR COM UMA FINAL DE COPA DO MUNDO.
Com certeza, os "Ticos" surpreenderam o mundo na última Copa do Mundo. Na verdade foi a melhor participação da Costa Rica no evento, perdendo nas cobranças de pênaltis para a Holanda nas quartas de finais depois de ter sobrevivido ao "Grupo da Morte" em primeiro e terminando invicta a Copa do Mundo de 2014, que foi a sua quarta participação no evento. Tem testado outros jogadores nos últimos amistosos (2 empates e 1 derrota), mas já tem a base formada com jogadores da espetacular campanha de 2014. SUPER FAVORITA À VAGA E PODE SURPREENDER O MUNDO NOVAMENTE NA COPA DO MUNDO.
Honduras sempre foi uma força regional, derrotou até o México em pleno estádio Azteca na última eliminatória, só que decepcionou nas últimas campanhas em Copas do Mundo, ficando na fase de grupos. A seleção hondurenha tem 3 participações em Copas do Mundo e tem como melhor campanha a da Copa de 1982, onde também ficou na fase de grupos, mas dificultou e muito para as outras seleções de seu grupo. Honduras foi mal nos últimos amistosos e jogos (2 derrotas e 1 empate, e uma vitória por 3x0 e derrota de 3x1 contra Guiana Francesa num qualificatório para a Copa Ouro), mas é favorita à chegar ao Hexagonal Final. FAVORITA À VAGA E SUPER FAVORITA À VAGA DA REPESCAGEM.
Na última eliminatória faltou muito pouco para o Panamá chegar à repescagem pra ir à sua primeira Copa do Mundo e assim eliminar o México. Mas com certeza provou que na região da América Central surgiu uma nova força. Foi bem nos últimos amistosos (depois de perder de 2x0 para os EUA, obteve duas vitórias). Favorita pra chegar no Hexagonal Final. SURPRESA SE CONSEGUIR A VAGA DIRETA, FAVORITA À VAGA DA REPESCAGEM E SUPER FAVORITA PARA CHEGAR À FASE DO HEXAGONAL FINAL.
Desde que conseguiu chegar à sua única Copa, em 1998 na França, a Jamaica virou uma força caribenha, mas muitas vezes em eliminatórias tem feito campanhas irregulares, mas como foi bem nos últimos amistosos (nos 3 últimos, foram 2 vitórias e 1 empate), os "Reggae Boys" esperam fazer boas campanhas na Copa Ouro e principalmente na Copa América pra formar a base pras eliminatórias. GRANDE ZEBRA SE CONSEGUIR A VAGA DIRETA, SURPRESA SE CONSEGUIR A VAGA DA REPESCAGEM E FAVORITA PRA CHEGAR AO HEXAGONAL FINAL.
Desde a sua histórica e única participação em Mundiais em 2006, Trinidad & Tobago vem caindo pelas tabelas e decepcionando em suas campanhas de eliminatórias. Em amistosos também tem decepcionado ( 3 últimos foram 2 empates e 1 derrota), mas o selecionado visa tentar surpreender pra voltar a mais uma Copa do Mundo. GRANDE ZEBRA SE CHEGAR À REPESCAGEM E COM BOAS CHANCES DE CHEGAR AO HEXAGONAL.

Continua com a parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário