quinta-feira, 30 de abril de 2015

Resultados de amistosos de seleções em 2015

Abri esta postagem pra mostrar os resultados dos amistosos das seleções durante 2015, comentar alguns resultados, pois esses resultados dos amistosos também contam pontos para o Ranking da FIFA, o que muitas vezes é determinante para posicionamento em sorteio de eliminatórias. Aqui passar esse link de resultados e mais esse outro e estarei comentando as possibilidades e quais são resultados esperados e quais foram surpresas e também o que se pode esperar de algumas seleções nas eliminatórias à caminho da Rússia. Estarei comentando resultados de campeonatos, como eliminatórias da Euro 2016

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Moscou


E pra finalizar vamos falar do principal palco da Copa do Mundo de 2018, de uma sede que dispensa apresentação, que é a capital da Federação Russa, Moscou.
Fundada em 1147 e sendo uma das  maiores metrópole do planeta com uma população de mais de 11.500.000 habitantes, Moscou é a sexta cidade mais populosa do mundo e é um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional, esportivo e de transportes não somente da Rússia como também do continente.
Contando com moradores de mais de 130 nacionalidades que ali vivem, a cidade recebe cerca de mais de 4 milhões de turistas ao ano, que aproveitam o grande centro de compras e centro cultural, restaurantes e a agitada vida noturna que a cidade oferece.
A cidade é abençoada com uma bela arquitetura e com marcos culturais de renome como o Teatro Bolshoi, o Kremlin, o Museu de Belas Artes Pushkin e da Galeria Tretyakov, só para citar apenas alguns. Moscou também é o lar de três locais que são Patrimônio da Humanidade da UNESCO, incluindo o Kremlin e a Praça Vermelha. A multicolorida Catedral de São Basílio situada na Praça Vermelha é um dos símbolos de Moscou e da Rússia.
Durante a história, Moscou foi capital da Moscóvia medieval, depois foi capital do Czarado Russo e depois da União Soviética. Durante a época da Guerra Fria, foi o centro do chamado Bloco do Leste e do Bloco Socialista.
Moscou é composta por vários bairros e cidades satélites que compoem a Região de Moscou.
A cidade é servida por uma extensa rede de trânsito, que inclui quatro aeroportos internacionais, nove terminais ferroviários e um dos mais profundos túneis subterrâneos do mundo, o metrô de Moscou perdendo apenas para Tóquioem termos de número de passageiros e reconhecido como um dos marcos da cidade devido à arquitetura rica e variada de suas 185 estações.
Quanto ao futebol, a cidade atualmente está com 5 equipes na primeira divisão russa, que são o CSKA, que é o campeão da temporada 2013/2014, além de Spartak, Dinamo, Lokomotiv e o Torpedo. CSKA e Spartak fazem o grande clássico da cidade.
Na Copa do Mundo a cidade será o principal palco do evento, será a única sede com 2 estádios, além de receber a abertura, uma das semifinais e a grande final.
Um dos estádios já está pronto, a Otkritie Arena, nova casa do Spartak Moscou, que além dos jogos da Copa do Mundo receberá os jogos da Copa das Confederações em 2017, com capacidade para 45.500 espectadores. Nota-se que de frente à uma das entradas do estádio existe uma estátua do gladiador Spartacus, que dá nome à equipe dona do estádio.



E o palco principal, o Estádio Luzhniki, que é o principal palco esportivo russo, estádio das Olimpiadas de 1980, palco da final da Champions League 2007/2008 entre Manchester United e Chelsea e de jogos da seleção russa. O estádio está passando por reformas pra se adequar os padrões, mas ao final terá capacidade para 81.000 espectadores. Primeiramente fotos do estádio atualmente

E agora do projeto de como ficaria pra Copa do Mundo em 2018 (pelo menos, esse seria o projeto)






Assistam aqui o vídeo oficial da FIFA apresentando a capital russa
 

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - São Petersburgo

Na série das cidades sede da Copa do Mundo de 2018, chegamos à São Petersburgo, que receberá em julho o primeiro evento da FIFA para a Copa do Mundo de 2018, que é o sorteio mundial das eliminatórias e que mostrará o caminho que cada seleção terá de fazer para se chegar à Rússia em 2018, além de receber a final da Copa das Confederações em 2017 e uma das semifinais da Copa do Mundo.
Localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.  A cidade chamou-se Leningrado de 1924 à 1991 e Petrogrado de 1914 à 1924. 
Fundada pelo czar Pedro, o Grande em 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos, entre 1713 à 1728 e novamente entre 1732 à 1918.  São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa. É a segunda maior cidade da Rússia e, em território, a quarta maior da Europa, atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 5 milhões de habitantes e mais de 6,2 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Báltico.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste europeu russo. Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais ao Norte, o que lhe originou a alcunha de cidade boreal. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem Patrimônio Mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por dois séculos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a "capital do norte". Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outros negócios estão situados em São Petersburgo.
No esporte, a cidade organizou diversos eventos esportivos dos mais variados esporte, como xadrez, hipismo, remo, além de contar com forte tradição esportiva. No futebol, na atualidade é terra do Zenit, atual campeão da temporada e que sempre disputa os grandes torneios europeus.
Para a Copa do Mundo, está sendo erguido uma moderna arena, a GazProm  Zenit Arena, que terá capacidade para 69.501 espectadores.






Fiquem com o vídeo oficial da FIFA sobre São Petersburgo


Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Kazan

Continuando com as cidades sede da Copa do Mundo de 2018, chegamos agora à capital da República do Tartaristão e uma das cidades mais antigas da Rússia, Kazan.
Com uma população próxima de 1.200.000 e que foi fundada no ano de 1005, ou seja, acabou de completar um milênio, situa-se nas confluências do rio Volga e Kazanka e é um grande centro cultural, comercial e industrial e é um dos locais mais importantes da cultura tártara.
As antigas muralhas de Kazan remete à muitos acontecimentos dramáticos, incluindo o cerco histórico por Ivan, o Terrível no século 16. O Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlim de Kazan foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
A cidade possui mais de 30 universidades, além de ser muito diversificada com mais de 100 nacionalidades. É um grande centro da cultura muçulmana, ortodoxa e outras etnias que convivem pacificamente há muitos séculos.
Kazan também é um grande centro esportivo russo, já tendo recebido a Universiade de Verão em 2013, além da cidade contar com equipes campeãs nacionais no hoquéi de gelo, basquete e voleibol e também  no futebol, com o Rubin Kazan sendo bicampeão russo na temporada de 2008 e 2009, além de aprontado uma surpresa ganhando do Barcelona em pleno Camp Nou na Champions League temporada 2009/2010.
O estádio da Copa do Mundo de 2018, a Kazan Arena, já está pronto e já foi inaugurado, ele terá capacidade para  45.105 espectadores e sediará também jogos das Copas das Confederações em 2017






Confiram aqui o vídeo oficial da FIFA sobre Kazan
 

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Sochi

Continuando com as cidades sede para a Copa do Mundo de 2018, chegamos à cidade que possui o clima mais ameno da Rússia, Sochi.
Sochi que é uma "cidade resort", que atrai muitos turistas não só russos como de outras partes do mundo foi a sede dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno que se realizou em 2014, recebe também atualmente provas do calendário atual da Fórmula 1.
Fundada em 1838 e com uma população próxima de 400.000 habitantes e situada em uma região entre o Mar Negro, com muitas praias e as Montanhas do Cáucaso, onde se encontra o famoso resort de Krasnaya Polyana, por conta dos Jogos Olimpicos de Inverno que organizou já tem a infraestrutura praticamente pronta pra receber os jogos da Copa do Mundo em 2018.
Sochi atualmente não possui um time de futebol profissional, o mais perto que tem é o Kuban Krasnodar e o FK Krasnodar, ambos da primeira divisão e de Krasnodar, cidade à 180 quilometros de Sochi. Atualmente o Estádio Olimpico Fisht, está passando por reformas para adequação para receber os jogos da Copa das Confederações em 2017 e da Copa do Mundo em 2018. O estádio terá capacidade para 47.659 espectadores.



Confiram o vídeo oficial da FIFA sobre Sochi


Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Samara

Falaremos de mais uma cidade sede da Copa do Mundo de 2018, Samara, que é mais uma cidade que se situa às margens do rio Volga.
Fundada em 1586 e com uma população de mais de 1.135.000 habitantes, chamava-se Kuybychev entre 1935 à 1991.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Samara foi considerada " a capital de reserva", pois todos os departamentos do governo e corpo diplomático foram evacuados lá de Moscou. Em Samara é onde também foi construído o bunker de 37 metros de profundidade de Stalin.
Samara também é a capital da indústria aeroespacial da Rússia. Um marco icónico de Samara é um monumento de 68 metros e pesando 20 toneladas do foguete Soyuz, construído para comemorar o vôo espacial de Gagarin.
O futebol da cidade é representado pelo PFK Krylya Sovetov, que atualmente joga na segunda divisão russa. A cidade erguerá um moderno estádio com capacidade para 44.000 espectadores para a Copa do Mundo.






Confiram o vídeo oficial da FIFA sobre a cidade de Samara

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Kaliningrad

Continuando com as sedes da Copa do Mundo de 2018, chegamos a Kaliningrad. Essa cidade que foi fundada pelos Cavaleiros Teutônicos em 1255, sob o nome de Konigsberg, é capital da província de mesmo nome. Entre 1466 e 1656 fazia parte da Polônia. Foi capital da Prússia Oriental e depois fez parte do Império Alemão a partir de 1871. Depois da dissolução da Prússia Oriental após a Segunda Guerra Mundial, a parte norte da Prússia passou para o controle da União Soviética sobre o nome de Kalinigrad, que foi uma homenagem ao revolucionário bolchevique Mickail Kalinin.
Com uma população de mais de 450.000 habitantes, a região do Kalinigrado se situa-se num enclave entre a Polônia e a Lituânia, à beira do mar Báltico, é a cidade mais ocidental da Rússia, sendo a porta de entrada da rússia na Europa, mesmo sendo territorialmente separada da outra parte da Rússia.
Kaliningrad teve como célebres habitantes o escritor romancista E.T.A Hoffmann, o famoso filósofo Imannuel Kant e o compositor Richard Wagner.
A região de Kaliningrad tem sido conhecida desde a antiguidade clássica como a principal fonte de âmbar na Europa. Cerca de 90% dos depósitos de âmbar do mundo estão localizados aqui. A indústria de âmbar ainda é um negócio chave na cidade e atrai milhares de visitantes todos os anos.
Na região de Kaliningrad se situa o parque nacional  Kurshskaya Spit, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O time mais conhecido de Kaliningrad é o FK Baltika Kaliningrad, atualmente na segunda divisão do futebol russo. Para a Copa do Mundo de 2018 será erguida uma moderna arena, que promete ser uma das mais belas da competição, que será a Arena Baltika, que terá capacidade para 45.015 espectadores






Aqui o vídeo oficial da FIFA apresentando Kaliningrad

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Saransk

Continuando com as cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo em 2018, falaremos de Saransk, que possivelmente é uma das sedes com as menores populações, possui pouco mais de 300.000 habitantes.  Está localizada na bacia hidrográfica do rio Volga, na confluência dos rios Saranka e Insar, a 630 km à leste de Moscou.
Fundada em 1641, Saransk é a capital da Rebública da Mordovia e tem uma forte tradição de formar esportistas que competem dentro de território russo, no continente europeu e no mundo.
Nos anos de 1960 e 1970, a cidade velha é reconstruído por engenheiros soviéticos que criam amplas avenidas e grandes bairros residenciais.
A economia de Saransk inclui a fabricação de cabos elétricos, alimentos e empresas metalúrgicas. A cidade também conta com duas usinas térmicas.
Cerca de 85% da população é russa, possui comunidades hungaras, estonianas, finlandesas, entre outras. Saransk é um local frequente para festivais etnográficos e folclóricos que visam preservar a identidade nacional, a cultura e os costumes.
A cidade é sede do FK Mordoviya Saransk, que joga a primeira divisão russa. Na cidade para a Copa do Mundo será construído um moderno estádio com capacidade para 44.000 espectadores.




Confiram o vídeo oficial da FIFA sobre Saransk


Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Rostov on Don

Continuando com as cidades sedes da Copa do Mundo de 2018, vamos falar de Rostov on Don, que possui uma população de mais de 1.048.000 e situado às margens do rio Don, que foi muito importante na formação da cidade. Fundada em 1749, é uma cidade com histórico forte da presença cossaca.
Os Cossacos são um povo nativo das estepes do sudeste da Europa, que se estebeleceram no interior da Rússia asiática. Cossacos são muito famosos pela sua coragem, bravura, força e capacidades militares, principalmente na cavalaria, mas também pela capacidade de auto-suficiência. A sua importância e força militar era tão grande, que mais tarde, durante a sua integração na Rússia, foi criada uma unidade militar de Cossacos.
A cidade é sede do FC Rostov, que joga atualmente na primeira divisão russa. Para a Copa do Mundo de 2018 será erguida uma moderna arena com capacidade para 45.000 espectadores

Confiram o video oficial da FIFA sobre Rostov on Don


Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Nizhny Novgorod

Vamos agora a mais uma cidade que será sede de jogos da Copa do Mundo em 2018, Nizhny Novgorod. Cidade com uma população de mais de 1.250.600, foi fundada em 1221 e se situa-se às margens dos rios Volga e Oka.
Entre 1932 e 1991,a cidade se chamava Gorky, em homenagem ao escritor Máximo Gorky, que nasceu nesta cidade. Tem muitos parques e estátuas que homenageiam o escritor, romancista e dramaturgo soviético.
Outros pontos turísticos são o bonde que serve de transporte público ligando a cidade à Bor, que fica na outra margem do Rio Volga e também temos um Kremlim na cidade e do lado dele também temos uma grande escadaria que vai até o rio Volga que se chama Chkalov Staircase.
Durante a época da União Soviética e da Guerra Fria, era uma cidade fechada e proíbida a forasteiros, já que se dedicava às pesquisas secretas de armas nucleares, tanto que foi onde foi exilado o físico nuclear e Prêmio Nobel de 1975 Andrei Sakharov.
A cidade está na lista da UNESCO de patrimônios mundiais da humanidade.
É casa do FC Volga, que atualmente joga na segunda divisão russa. A cidade construirá uma moderna arena, que ficará as margens do rio Volga (possivelmente receberá o nome de Volga Arena) e terá capacidade para 44.899 espectadores.

Aqui o vídeo oficial da FIFA sobre Nizhny Novgorod



terça-feira, 28 de abril de 2015

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Ekaterinburg

Vamos falar de mais uma cidade sede, essa que é considerada uma das portas de entrada da Europa para a Ásia, Ekaterinburg.
A cidade que possui uma população de mais de 1.400.000 pessoas, sendo a quarta cidade mais populosa da Rússia, será a cidade mais ao leste da Rússia a receber a Copa do Mundo. Fundada em 1723 e situada na região dos Montes Urais, recebeu o nome em homenagem à então czarina Catarina I da Rússia.
Entre 1924 e 1991, recebeu o nome de Sverdlovsk, voltando à se chamar de Ekaterinburg em 1991 após o fim da União Soviética.
Cidade que é um grande centro industrial, cultural e educacional, além de um ponto importante da famosa ferrovia Transiberiana, é conhecida por abrigar a Casa Ipatiev, onde durante a Revolução Russa, todos os membros da familia Romanov, incluindo o czar Nicolau II, a czarina Alexandra, as princesas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia e mais outros membros da família foram executados pelos bolcheviques. Para não virar alvo de peregrinação, a casa foi demolida em 1977 pelo até então à época governador da região Bóris Iéltsin, que viria mais à frente a virar presidente russo. No local da Casa Ipatiev foi construída a Igreja de Sangue em celebração à canonização dos Romanov.
A cidade possui um time na primeira divisão do futebol russo, o FK Ural, que manda  seus jogos no Estádio Central, que será reformado e dará lugar a uma moderna arena com capacidade para 44.130 espectadores

Agora confiram o vídeo oficial da FIFA sobre a cidade de Ekaterinburg



domingo, 26 de abril de 2015

Cidades sede da Copa do Mundo de 2018 - Volgograd

Começando a falar das cidades sedes que irão receber os jogos da Copa do Mundo em 2018. E nada melhor do que começar com a cidade que é considerada "a mais soviética" da Rússia, Volgograd. A cidade que possui uma população de 1.021.215 pessoas (dados de 2010) foi fundada em 1589 com o nome de Tsarítsin e que em 1925 passou a se chamar de Stalingrad, como forma de homenagear Josef Stalin. A cidade é muito conhecida pela famosa "Batalha de Stalingrad" ,onde o exército sovíético derrotou as tropas alemãs durante a Segunda Guerra, que sucumbiram ao rigoroso inverno da região. Em 1961 mudou de nome passando a ser chamada de Volgograd, por estar localizada às margens do rio Volga, um dos maiores rios da Rússia. A cidade é um grande centro industrial russo, e possui inúmeros monumentos em homenagem à época da Segunda Guerra, como mencionada anteriormente. Na parte futebolística, é casa do FC Rotor Volgograd, que integra a primeira divisão russa e que manda os jogos no Estádio Central, que dará espaço à uma nova arena com capacidade para 45.000 espectadores.


Agora confiram o vídeo oficial da FIFA sobre a cidade de Volgograd