Localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. A cidade chamou-se Leningrado de 1924 à 1991 e Petrogrado de 1914 à 1924.
Fundada pelo czar Pedro, o Grande em 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos, entre 1713 à 1728 e novamente entre 1732 à 1918. São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa. É a segunda maior cidade da Rússia e, em território, a quarta maior da Europa, atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 5 milhões de habitantes e mais de 6,2 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Báltico.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste europeu russo. Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais ao Norte, o que lhe originou a alcunha de cidade boreal. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem Patrimônio Mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por dois séculos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a "capital do norte". Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outros negócios estão situados em São Petersburgo.
No esporte, a cidade organizou diversos eventos esportivos dos mais variados esporte, como xadrez, hipismo, remo, além de contar com forte tradição esportiva. No futebol, na atualidade é terra do Zenit, atual campeão da temporada e que sempre disputa os grandes torneios europeus.
Para a Copa do Mundo, está sendo erguido uma moderna arena, a GazProm Zenit Arena, que terá capacidade para 69.501 espectadores.
Fiquem com o vídeo oficial da FIFA sobre São Petersburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário