Notícia que acabou de pintar, de que a FIFA marcou uma reunião extraordinária e que além de outros assuntos se discutirá a possibilidade de a América do Sul perder a vaga da repescagem . Não acho injusto, mas temos de ver o histórico das Copas do Mundo. Em 20 edições, são 11 títulos europeus e 9 sulamericanos, claro que seria bom que a Oceania herdasse a vaga, mas todos sabem que ali só a Nova Zelândia se classifica, isso sem falar que no último mundial ela foi atropelada pelo México que estava mal das pernas nas últimas eliminatórias e o futebol da Oceania é praticamente semi-amador. Asia também peiteia a vaga, mas a Ásia fez feio na última Copa, com Jordânia sendo atropelada na repescagem pelo Uruguai e com as 4 classificadas Austrália, Japão, Irã e Coréia do Sul nem passando da fase de grupos, pior, sendo todas essas seleções últimas em seus respectivos grupos.
Acho que seria ruim aumentar de mais de 32 pra tipo 40 ou 48 seleções na Copa do Mundo, caíria muito a parte técnica do jogo, tem de se preservar o espetáculo com jogos do mais alto nível, e evitar ao máximo jogos que não chamem tanto a atenção de público e imprensa que pode pecar pelo nível técnico, não que surpresas podem ocorrer, certo.
Uma solução que eu pensaria, essa é de graça FIFA, seria a fusão da OFC com a AFC, com as seleções da Oceania se juntando à Asia nas disputas das eliminatórias, junto com a meia vaga à que tem direito, o que juntando com a meia vaga da Asia, daria já mais uma vaga direta. Acho que seria bom pra todos, principalmente pras seleções oceânicas poderem elevar o nível do seu futebol ( darei o exemplo do México mais pra frente). Mas o único empecilho aí seria as disputas políticas, afinal tem dinheiro da FIFA que é repassada às Federações e Confederações e ninguém quer perder seu direito na fatia do bolo, nada nessa vida é tão fácil de se resolver assim de uma hora pra outra, mas tudo é questão de analisar o que seria bom pro espetáculo futebol.
Sou também favorável à fusão da Conmebol com a Concacaf, tanto na área das seleções nacionais em eliminatórias e campeonatos como Copa América , como na parte dos campeonatos de clubes, como a Libertadores. teria a fusão das vagas e passaria o continente americano à ter direito à 8 vagas. Vejamos o exemplo do México como citei antes, ganhou muita força, campeonato mexicano cresceu muito depois das participações mexicanas em Copa América, Copa Sulamericana e Taça Libertadores, isso sem falar dos vários sulamericanos que participam do fortissimo campeonato mexicano. Então esse intercâmbio foi ótimo pro México, que virou uma força em Copas do Mundo e fez com que o futebol crescesse e virasse uma força em torneios FIFA, mas claro que tudo esbarraria na política das Federações e Confederações.
Outra solução que eu daria, as seleções européias que vencessem a repescagem das eliminatórias disputassem ainda outra repescagem, com os vencedores de uma repescagem na África ( poderia se criar tipo entre os melhores segundos colocados ou outro sistema). Afinal o futebol africano também cresceu muito, e tem de se pensar nisso, pois as seleções africanas já ganharam títulos olímpicos, alem dos torneiros FIFA de base, como Mundial sub-20 e Mundial sub-17.
Bem, minhas idéias estão aí na mesa, aceito opiniões e críticas sobre a questão
terça-feira, 7 de abril de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário