Agora pra finalizar, vamos falar das eliminatórias que são as mais imprevisíveis, onde a maior parte das seleções estão niveladas e qualquer uma pode se classificar para essa Copa. São de longe as eliminatórias que eu mais gosto de acompanhar.
Mas vamos lá falar sobre essas eliminatórias, essa não tenho tanta certeza do formato das primeiras fases, mas temos uma baixa, ou uma seleção eliminada antes mesmo de começar, devido à uma divida pendente, Zimbábue foi excluída das eliminatórias, esperemos que até o sorteio em São Petersburgo em julho, Zimbábue consiga resolver sua situação, mas por enquanto serão 53 seleções brigando por 5 vagas diretas para a Copa do Mundo.
Eis as seleções participantes até o momento:
Argélia África do Sul
Angola Benin
Botsuana Burkina Faso
Burundi Costa do Marfim
Camarões Cabo Verde
Chade Comores
Congo Djibuti
Egito Eritréia
Etiópia Gabão
Gâmbia Gana
Guiné Guiné Equatorial
Quênia Guiné Bissau
Lesoto Libéria
Líbia Madagascar
Malaui Mali
Maurício Mauritânia
Marrocos Moçambique
Namíbia Nigéria
Níger RD Congo
Ruanda República Centro Africana
Senegal São Tomé e Príncipe
Seychelles Serra Leoa
Somália Sudão do Sul
Sudão Suazilândia
Tanzânia Togo
Tunísia Uganda
Zâmbia
* Zimbábue (excluída das eliminatórias pela FIFA por dívidas pendentes)
Formatos iniciais não estão muito claros, existe a hipótese de se fazer 13 grupos onde se classificaria para a próxima fase os 13 primeiros de cada grupo e os 7 melhores segundos colocados, somando 20 seleções. A outra é fazer partidas eliminatórias em partidas mata-mata de ida e volta até se chegar à 20 equipes, começaria com os 6 piores ranqueados no ranking da FIFA, os 3 classificados passariam à outra fase, junto com outras 17 equipes menos bem ranqueadas, em também partidas mata-mata de ida e volta onde 10 seleções passariam à outra fase, somando-se às 30 seleções restantes, onde seria mais um mata-mata de partidas ida e volta com com todas as seleções restantes em 20 confrontos, sendo os vencedores desses confrontos classificados à próxima fase. Outra hipótese seria a primeira fase se realizar com 13 partidas mata-mata de ida e volta com as 26 seleções piores ranqueadas no Ranking da FIFA, onde as 13 vencedoras desses confrontos passariam à segunda fase, onde se juntariam às outras 27 seleções restantes em mais outra fase mata-mata, 20 confrontos em partidas ida e volta.
Todas essas hipóteses tendem à fase de se chegar à 20 seleções, onde seriam divididas em 5 grupos de 4 seleções cada, onde todos se enfrentam entre si no grupo. Os primeiros colocados de cada grupo estarão classificados para a Copa do Mundo de 2018.
Vamos aos simulados, minhas opiniões e a realidade.
No simulado FIFA, fiz os três tipos de fase iniciais. No primeiro simulado, se classificaram Nigéria, Costa do Marfim, Gana, Camarões e Cabo Verde, com Guiné, Ruanda, Congo, Gabão sendo surpresas e Marrocos, Mali, Argélia, Egito, Senegal, África do Sul e Burkina Faso sendo decepções. No segundo simulado, classificariam Gana, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Mali, com Moçambique, Serra Leoa, Togo, RD Congo e Burkina Faso sendo surpresas e África do Sul , Egito, Nigéria, Guiné Equatorial, Senegal, Zâmbia, Angola, Etiópia e Guiné sendo decepções. No terceiro simulado, se classificam Gana, Costa do Marfim, Argélia, Camarões e África do Sul, com Guiné Equatorial, Lesoto, Etiópia, Guiné, Burkina Faso sendo surpresas e Angola, Egito, RD Congo e Mali sendo decepções.
No meu "palpitômetro", acredito que se classificam Costa do Marfim, Gana, Cabo Verde, Guiné e Egito, com Angola, Mali, Quênia, Gabão, Burkina Faso e Congo sendo boas surpresas e Africa do Sul, Camarões, Argélia, Senegal, Etiópia, Zâmbia, Ruanda, Moçambique, Guiné Equatorial, Marrocos, Tunísia e Nigéria sendo as decepções.
Na realidade, dá pra colocar as seleções do continente em 6 patamares:
-As super favoritas : Gana e Costa do Marfim, que estão atualmente no continente acima das outras seleções e são as equipes à serem batidas.
-As favoritas: Argélia, Camarões e Nigéria, que são as candidatas naturais às outras vagas e com várias participações em Copas.
-As forças tradicionais: Egito, Tunísia, Senegal e África do Sul, que são seleções que podem chegar e tem tradição no continente, além de participações em Copas.
-As novas forças: Mali, Gabão, Burkina Faso, Zâmbia, Guiné, Congo e Cabo Verde, que são seleções que nunca foram à Copa, e que vêm fortes e que podem surpreender.
-As forças esquecidas: Marrocos, Angola, Togo e RD Congo, que são seleções que não são tão badaladas atualmente, mas que tem forte tradição e que, se a fase estiver boa nas eliminatórias, podem ir muito longe.
-As que ninguém espera nada: Benin, Guiné Equatorial, Serra Leoa, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Sudão, Líbia, Gâmbia, Guiné Bissau, Etiópia, Malaui, Moçambique e Uganda, que nunca se sabe, podem causar zebras e almejarem vôos maiores durante as eliminatórias, tudo depende da fase que estiverem.
Mas tudo depende também da sorte de cada seleção no sorteio e principalmente na competição
domingo, 5 de abril de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário