A Indonésia é outra possível candidata que se ventila nos bastidores do futebol que poderia querer ser sede de uma Copa do Mundo.
O país que é um dos maiores com população islâmica do mundo infelizmente não é uma das mais tradicionais, na verdade deixou de participar das eliminatórias para 2018 devido à suspensão da FIFA à federação local.
A Future Futebol enumera aqui os prós e os contra de uma possível candidatura do país para ser sede de um Mundial.
Pontos favoráveis
- Possui grandes palcos, que precisariam de remodelação devido ao "Padrão FIFA", que é o padrão que deixa o torcedor mais perto do campo, elimina pontos cegos, entre outros ajustes. E já se vê que alguns por terem sido recentemente construídos precisariam de pouca remodelagem.
- Aqui um ponto fraco que pode virar um ponto forte, que é o legado pós competição. Se levar em conta que a Indonésia é um país que mesmo sem tradição e sem força no futebol, pode-se acreditar que o futebol indonésio poderia crescer e muito regionalmente, podendo virar uma nova força asiática.
- País com enorme potencial turístico, com muitos monumentos históricos, com muitas ilhas e praias e que caíria bem no perfil da FIFA de levar Copas do Mundo para locais diferenciados.
Pontos contra
- Uma das principais, intolerância religiosa e não é bom ocorrer eventos onde sempre tem notícias de conflitos étnicos e religiosos e políticos.
- A parte econômica talvez seja um problema, não se pode dizer se o país economicamente conseguiria comportar um evento como a Copa do Mundo. Outro problema é a corrupção, que poderia criar problemas para se criar a e melhorar a infraestrutura. Aliás o Brasil sofreu com isso, que diga a "Operação Lava Jato", que sempre descobre escândalos de propinas de empreiteiras com grande envolvimento com políticos. A infraestrutura têm de ser criada para ficar como legado, e não como um monumento em que poucos usam, os famosos "elefantes brancos".
- Além de só poder concorrer em 2034, a concorrência será muito grande e com rivais de peso, como China, Austrália, Japão e Coréia do Sul. Portanto tem de ser forte nos bastidores.
Possíveis cidades sede
Pode-se se faser um Mundial indonésio com 12 sedes, mas se aumentar os participantes em Mundiais, pode-se aumentar o número de sedes. Como a Indonésia possui muitas ilhas, poderiam chegar à 20, quem sabe.
A Future Futebol colocaria como sedes: Jakarta, Surabaya, Bandung, Malang, Jayapura, Samarinda, Batam, Denpasar, Makasar, Yogyakarta, Pekanbaru, Kota Ambon, Palembang, Medan, Banda Aceh, Bontang, Bandar Lapung, Semarang, Kupang e Ternate.
Como outras opções, colocaríamos outras 20 opções de candidadatas para concorrer: Bekasi, Cibinong, Bogor, Ende, Maumere, Tangerang, Depok, Balikpapan, Surakarta, Jepara, Tenggarong, Padang, Manado-Tondano, Banjarmasin, Bengkulu, Serui, Parmekasan, Biak Numfor, Wamena e Mataram.
São muitas opções, claro, que em ampla maioria falta a infraestrutura para receber, apesar de que a maioria possui aeroportos próximos e potencial turístico, mas faltam estádios em condições. A maior parte dos estádios estão perto da capital Jakarta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário