Os Emirados Árabes Unidos é um dos novos "oásis" dos eventos esportivos mundiais na atualidade. Já recebeu Mundiais sub-20, Mundiais sub-17, Mundiais de Clubes da FIFA, torneios de tênis, corridas de Fórmula 1 e em 2019 receberá a Copa da Ásia
E geralmente essas competições de dividem entre duas cidades: Abu Dhabi e Dubai.
No futebol, só participou de uma Copa do Mundo, não tem uma forte tradição na Ásia, mas é um país com construções modernas e com muito dinheiro para investir em grandes eventos.
A Future Futebol enumera aqui os prós e os contras de uma candidatura dos Emirados Árabes para uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- Foi bem sucedido nos eventos FIFA em que sediou e em breve receberá a Copa da Ásia de 2019. Sem contar outros eventos esportivos, como a Fórmula 1 na bela pista de Yas Marina, torneios de tênis.
- País com excelentes infraestrutura, principalmente em Dubai e Abu-Dhabi. Excelentes hotéis, excelente aeroportos, e com muito dinheiro pra investir, o país caso confirmasse o interesse em sediar um Mundial, faria frente com os outros concorrentes.
- País que conta com muitas construções modernas, além do mais, tudo é perto, devido às proporções do país. Copa do Mundo seria essencial pra divulgar o turismo do país.
Pontos contra
- Só poderia concorrer à Copa do Mundo de 2034 devido à Copa de 2022 ocorrer em continente asiático e aí está o problema. A Copa de 2022 será na vizinha Qatar e enfraquece a campanha dos Emirados Árabes, pois a FIFA gosta de variar os locais pra receber os eventos.
- O forte calor impediria de uma Copa ocorrer no verão, teriam de remodelar o calendário, fazer quando fosse inverno no hemisfério norte.
- A forte concorrência pode complicar as chances. Só na Ásia já temos a China, a Austrália, o Japão e a Coréia do Sul, fora os concorrentes de outros continentes.
Possíveis cidades sede
Uma Copa nos Emirados Árabes é certeza de uma coisa, que os árabes mão economizariam pra sediar o evento. Pode-se fazer com 12 estádios, mas como o país tem um forte cacife financeiro, nada difícil imaginar uns 20 estádios, sendo desses 20 uns 5 em Dubai e 5 em Abu-Dhabi.
Uma Copa nos Emirados Árabes faz com que a Future Futebol crave 6 à 8 cidades: Abu-Dhabi e Dubai (poderiam receber pelo menos uns 4 à 5 estádios cada cidade), mais Al Ain, (2 estádios), Sharjah, Fujairah, Baniyas, Ras al Khaimah e Kalba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário