A Índia, por mais que tenham surgido logos interessantes sobre sua possível candidatura, não é algo que possa confirmar se vai se candidatar ou não, mas com certeza o futebol entra na pauta de interesses dos indianos, que criaram uma liga que é curta, mas que visa o crescimento do esporte na Índia e o país sediará ano que vem o Mundial sub-17, que já é um primeiro passo.
Todos nós sabemos da falta de tradição dos indianos no futebol , mas eles vêm aos poucos quererndo mudar esta realidade, podendo um Mundial em território indiano ser um bom instrumento de política externa.
A Future Futebol analisa os prós e os contras de uma possível candidatura indiana para receber uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- A Índia não tem tradição no esporte, mas ultimamente vem tentando mudar esta realidade, ao criar uma liga de futebol que conta com alguns craques do futebol mundial e ano que vêm receberá o Mundial sub-17.
- É uma economia emergente e com potêncial, que poderia usar uma Copa do Mundo em seu território para capitalizar como política externa como para o turismo, além disso, poderia ser o ponto de início da India em tentar ser um mero coadjuvante no futebol asiático que pouco assusta os seus adversários.
- É um país com muitas história e totalmente exótico pra se fazer turismo. História, turismo, monumentos, culinária, religião, tudo é algo diferente e algo à parte, diferente de outras partes do mundo.
Pontos contra
- É uma das novas potências econômicas, mas receber uma Copa do Mundo poderia ser desastroso financeiramente, exemplo temos do Brasil que entrou em recessão econômica logo após o Mundial de 2014, pois o custo do evento devido aos altos padrões da FIFA são altíssimos. Teria que contar com o apoio da população e teria que deixar bons legados ao país futuramente e deixar boas infraestruturas.
- Essa questão do legado do esporte é uma dúvida muito grande, sabe-se que o críquete é a paixão nacional dos indianos e o futebol é mero coadjuvante na Ásia. E a Índia praticamente não tem nenhum palco pronto, teria de construir novas arenas e estádios e reformar alguns, além das obras de infraestrutura, como mais hotéis, aeroportos e melhorar o sistema de transporte que costuma ser caótico nas grandes cidades da Índia.
- E caso a Índia confirme interesse em candidatar em ser sede, teria de enfrentar outras boas concorrentes e lembrando que pelo fato da Copa de 2022 ser no Qatar, a Ásia só poderia receber o evento novamente só em 2034. E a Índia concorreria possívelmente com China, Japão, Austrália, Coréia do Sul, isso só na Ásia, pois poderia ter outras candidaturas de outros continentes.
Possíveis cidades sede
Em todo caso, poderia se fazer um Mundial indiano com 12 sedes, mas devido ao possível aumento no número de seleções participantes, podem-se aumentar para 15 ou até 20.
A Future Futebol colocaria como sedes: Nova Délhi (New Delhi), Calcutá (Kolkata), Goa-Margao, Mumbai (Bombaim), Chennai, Kochi, Bangalore, Guwahati, Pune, Hyderabad, Imphal, Ahmedabad, Surat, Jaipur, Ludhiana, Varanasi, Kanpur, Bhubaneswar, Visakhapatnam e Port Blair- Andaman Island.
Escolhi 20 devido à alguns aspectos: estádios existentes e tradição no futebol, tamanho da cidade e população, importância e turismo.
Poderiam concorrer também: Aizawl, Calicute, Mangalore, Patna, Indore, Nagpur, Bophal, Lucknow, Kollam e Thiruvananthapuram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário