A Nova Zelândia, apesar de ter pouca tradição no futebol, já organizou com certo sucesso os Mundiais sub-17 e sub-20, vê sua seleção feminica ganhar força no mundo do futebol, além de o país ser a principal força da Oceania, claro que boa parte devido à Austrália ter ido disputar pela Ásia.
E falando em Austrália, a Nova Zelândia já sugeriu uma candidatura conjunta entre os dois países, que são próximos e que teria menos custos para os dois lados.
Mas vamos mencionar os prós e os contra de a Nova Zelândia receber o maior evento do mundo em sua casa.
Pontos favoráveis
- É uma país com economia estável, ótimas infraestrutura e pelo fato de não ser extenso territorialmente faz com que as sedes sejam próximas.
- Já tem estádios modernos, que logicamente teriam que sofrer ampliações pra ficar no "Padrão FIFA", e que depois podem ser utilizados tanto pra jogos de futebol como para rugby, que é a paixão nacional.
- O país é um novo oásis do turismo, todo lado pra onde se for na Nova Zelândia é turístico.
Pontos contra
- Mesmo tendo uma economia estável e uma boa infraestrutura, a Nova Zelândia não tem os bastidores forte para concorrer sozinha contra China, Japão, Coréia do Sul e outros candidatos. A não ser que concorra em conjunto com a Austrália.
- Outro é o futebol que é fraco mundialmente, só é forte no nível da Oceania, o esporte número 1 do país é o rugby.
E a possibilidade de construir "elefantes brancos, apesar de remota devido aos estádios poderem ser utilizados para o rugby também, ainda existe, devido ao Padrão FIFA e pode ter mais custos econômicos ao país.
Possíveis cidades sede
Devido ao tamanho do país, pode se fazer uma Copa do Mundo neozelandesa com 10 sedes, no máximo com as grandes cidades podendo ter até dois palcos cada uma.
A Future Futebol colocaria como sedes: Auckland, Wellington, Christchurch, Hamilton, New Plymouth, Rotorua, Dunedin, Whangarei, Tauranga, Nelson, Napier e Invercargill.
Poderiam concorrer Whanganui, Palmerston North e Albany.
Nenhum comentário:
Postar um comentário