O Peru é um país que possui muitas contruções históricas que datam dos tempos dos incas, além disso o país tem tradição no futebol, tem a década de 70 e começo dos anos 80 como a melhor fase do seu futebol, quando conseguiu surpreender e eliminar a Argentina da Copa do Mundo de 1970, que foi a última Copa do Mundo que a Argentina ficou de fora.
Já o Peru não participa de um Mundial desde 1982 e tem passado longe de voltar à um Mundial.
A Future Futebol enumera aqui os prós e os contra de uma possível candidatura peruana para receber uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- País que mesmo longe de uma Copa do Mundo desde a Espanha em 82, ainda assim têm muita tradição e um torcedor fervoroso que apóia o tempo todo.
- Já organizou um Mundial sub-17 e será sede dos próximos jogos Panamericanos, em 2019 em Lima.
- E o país tem muita história, como pode se ver em sítios arqueológicos da civização inca, ainda o país é muito variado pra se fazer turismo, tem as Cordilheiras dos Andes, é banhado pelo Oceano Pacífico e parte de seu território é formada pela floresta amazônica.
Pontos contra
- Não tem ainda uma infraestrutura pronta, ainda mais para adequar ao já famoso "Padrão FIFA", ou seja, teria que gastar e muito para adequar estádios ou até construir novos estádios, arenas, aeroportos e outras obras.
- Teria fortes concorrentes, só na América do Sul, se for concorrer em 2030 seria adversária de Argentina e Uruguai, e tem muitos outros concorrentes, mas claro precisaria confirmar a tal possível candidatura peruana.
- E se construísse novos estádios e arenas e outras obras, ficaria a dúvida do "legado" para o povo peruano, pois seria que nem na Copa do Brasil, alguns elefantes brancos, que são obras que não tem tanta utilidade, e que tem altos custos.
Possíveis cidades sede
- Poderia fazer um Mundial peruano com 12 sedes tranquilamente, apesar que devido à possibilidade de aumentar o número de participantes, aumentaria pra pelo menos 15 sedes, sendo que a capital Lima poderia ter 2 ou 3 estádios (ou arenas).
A Future Futebol colocaria como sedes: Lima, Arequipa, Cuzco, Trujillo, Chiclayo, Iquitos, Piura, Chimbote, Tacna, Huancayo, Juliaca-Puno e Pucallpa. No caso de aumentar pra 15 ou mais, colocaria Huánuco, Ayacucho e Cajamarca.
Poderia concorrer também: Moquegua, Pisco e Tarapoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário