Esta seria uma séria candidata a sediar uma Copa do Mundo, claro que precisaria de que confirmasse a intenção. Todo mundo já sabe e conhece a capacidade e competência dos franceses.
Os franceses estão concorrendo para serem sedes dos Jogos Olímpicos em 2024, com a cidade de Paris, e é um dos favoritos à receberem o evento.
Ainda mais, foram sedes de duas Copas do Mundo, em 1938 e em 1998, onde se sagraram campeões diante da própria torcida.
A Future Futebol enumera as vantagens e as devantagens de uma possível candidatura francesa para receber novamente uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- A cidade luz, Paris, é uma das cidades mais visitadas do mundo, assim como a França, que recebeu e foi bem sucedidas em todos os eventos que recebeu. Já foi sede da Copa de 1938 e de 1998, e dos Jogos Olímpicos em 1900 e em 1924, além de candidata à 2024, fora ter recebido alguns Jogos de Inverno e receber o Mundial Feminino em 2019 e todo ano ter o torneio de tênis de Roland Garros e de ter recebido três edições da Eurocopa, em 1960, em 1984 e em 2016.
- A França, mais precisamente Paris, são multiculturais e multiesportivos, são muitos eventos que ocorrem na França. No futebol os franceses tem uma das principais seleções da Europa e no feminino começa a virar uma potência. Os franceses são fanáticos e apaixonados pelos "Bleus". E por conta da Euro 2016, que foi um sucesso, já tem uma infraestrutura pronta para receber uma Copa do Mundo.
- E a França, como falamos, é um dos países mais visitados do mundo, sejá lá pela sua cultura, como pela culinária, pela moda, pelos monumentos e história e pelo turismo.
Pontos contra
- Este talvez seja o principal, o terrorismo. A França foi recentemente alvos de muitos atentados terroristas que deixou o mundo todo de alerta para esta ameaça. Segurança para um evento como uma Copa do Mundo seria obrigação para não causar pânico.
- Talvez a economia possa sentir o baque, pois mesmo tendo as estruturas prontas para o evento, seria necessário gastar um pouco mais pra deixar tudo pronto e poder receber todos os torcedores e turistas do mundo.
- Teria de enfrentar concorrentes de peso e pesa o lado de que já recebeu eventos recentemente como a Euro 2016 e a Copa de 1998, que não faz tanto tempo assim que ocorreu, o que talvez faz a FIFA olhar pra quem nunca recebeu ou que está há muito tempo sem receber o evento.
Possíveis cidades sede
As cidades sedes devem se basear nas sedes de 1998 e na Eurocopa 2016. Pode-se fazer o torneio com 12, mas devido à um possível aumento do número de seleções participantes, pode-se aumentar o número de sedes, podendo chegar a 15 ou 16.
A Future Futebol colocaria como cidades sede: Paris, Saint-Denis, Marseille, Lyon, Bordeaux, Nice, Saint-Etienne, Lens, Lille, Toulouse, Nantes e Montpellier. Poderíamos acrescentar com chances Strasbourg, Le Havre, Bastia, Rennes, Grenoble e Le Mans.
Poderiam concorrer Montbeliard, Calais, Caen, Sedan, Reims, Amiens, Boulogne, Dijon, Metz, Nancy e Ajaccio.