Aqui outro país que nunca tivemos uma confirmação, é mais aquela situação, avaliamos aqui qual seria os prós e os contras de possíveis candidaturas para uma Copa do Mundo.
A Future Futebol julga por igual, mas deixa seu ponto de vista de que todos teriam chances, bastam se candidatar porque acredito que muitos sejam ótimos lugares para receber um grande evento, pois problemas em todas as partes do mundo se têm e é bom a FIFA se variasse um pouco as sedes de Copas do Mundo e outras competições, pra não serem sempre "os mesmos".
Falando do Irã, que é uma tradicional força do Oriente Médio, vamos falar os prós e os contra de uma possível candidatura dos iranianos para receber uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- O povo iraniano é fanático por natureza e adora o futebol, é uma tradicional força asiática e sempre aparece em algum Mundial, mesmo que nunca tenha avançado da fase de grupos.
- Já possui grandes estádios, apesar que precisaria de colocar no "Padrão FIFA", mas poderia uma Copa do Mundo no país gerar um "boom econômico de investimentos", levando ao desenvolvimento e criando legado, além de modernas arenas esportivas.
- E um ponto além de criar um possível novo oásis de investimentos, atrair turistas para conhecer e desbravar o país, que é um dos berços da humanidade, é onde se situava a Pérsia. Um país exótico, com sua própria cultura e costumes e que pode encantar quem for conhecer.
Seria uma grande chance de se mudar a imagem do país.
Pontos contra
- A política externa atual e a instabilidade com os países vizinhos, pois há sempre um temor do planeta pra mais violência, talvez esses sejam o maior empecilho. Teriam de ter maior relacionamento e maior envolvimento com os países vizinhos e claro, em todo o caso, muito investimento em segurança para um possível torneio.
- A falta de experiência em sediar algum grande evento, principalmente os da FIFA, sejam Mundiais sub-20 e sub-17. O Irã teria de ter testado sua capacidade de organização.
- E não bastando os dois empecilhos acima, teria mais esse, ter força nos bastidores. Só na Ásia concorreria contra países como a China, Japão, Austrália, Coréia do Sul e ainda pode ter concorrentes de outra confederações. Lembrando que só poderia concorrer a partir de 2034, já que o Qatar é sede em 2022.
Possíveis cidades sede
Poderia se fazer um Mundial iraniano com 10 à 12 sedes, podendo se chegar à 16 com a capital podendo ter 2, 3 estádios, claro que auntando as sedes devido à proposta de aumentar o número de seleções participantes.
Aqui levarei em conta o indíce populacional, mais a proximidade de aeroportos e mais potencial turístico.
A Future Futebol colocaria como cidades sede: Tehran, Mashhad, Tabriz, Isfahan, Shiraz, Ahwaz, Qom, Kashan, Bandar Abbas, Kermanshah, Urmia, Rasht, Zahedan, Kerman, Hamadan e Bandar Bushehr.
Poderiam concorrer: Kish Island, Karaj, Arak, Yazd, Ilam, Ardabil, Zanjan e Qeshm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário