terça-feira, 18 de outubro de 2016

FIFA World Cup 2026, 2030 and 2034 - Possíveis países candidatos - México

E da série possíveis candidatos à Copa do Mundo de 2026, chegamos à outro forte candidato, o México. Após uma série de reuniões na FIFA em que se determinou que países da Europa e da Ásia não podem concorrer em 2026 à sede da Copa do Mundo, aumentou e muito as chances pra países da CONCACAF receber o evento. E já na dianteira, estão Estados Unidos, Canadá e o México, que podem tanto apresentar candidaturas únicas como uma candidatura conjunta pra dividirem os custos.
Mas no caso de candidaturas únicas, vamos falar do país mexicano, seus pontos a favor e contra como fizemos com o Canadá e os Estados Unidos.
Pontos à favor
- O México recebeu os Jogos Olímpicos em 1968, a Copa do Mundo de 1970 e a
Copa do Mundo de 1986 e todas bem sucedidas, principalmente as Copas de 70 e 86, consideradas por muitos, e até também por nós da Future Futebol como as "melhores Copas do Mundo da história". Uma teve jogos espetaculares e o Brasil de Pelé e a outra também muitos jogos sensacionais e a Argentina de Maradona. Sorte para os mexicanos que puderam ver as duas Copas de perto.
- Os mexicanos são decididamente apaixonados por futebol, alias os Mundiais que recebeu eram partidas com estádios completamente cheios, e foi lá que foi criada a famosa "ola" da torcida. São fanáticos e o futebol, mesmo não tendo um título mundial, onde os mexicanos sequer chegaram à uma semifinal, tem um lugar especial no coração dos mexicanos.
- É um país exótico, turístico, sua cultura é conhecida mundialmente e com muita história, podem se explorar tanto as belas praias e balneários, além da rica culinária mexicana e assim como as cidades históricas que foram berços das civilizações maias e astecas.
Pontos contra
- Talvez algo que conta a favor dos mexicanos pode também jogar contra, pois caso seja escolhido como sede da Copa do Mundo de 2026 o México será o primeiro país a receber a Copa do Mundo 3 vezes. A FIFA às vezes dá preferência à quem nunca recebeu o evento, por isso caso seja países da CONCACAF em 2026 (é o que está acontecendo), as chances do Canadá são imensas.
- Segurança e violência, pois o país tem um histórico de violência, que tem relação com a guerra com o narcotráfico, não que seja um problema se tiver um fortíssimo esquema de segurança.
- O México é um país que sua economia cresce e tem tudo pra ser uma potência econômica, mas receber um evento como a Copa do Mundo é para quem tem moeda forte, pra não ocorrer o que ocorreu com o Brasil, que depois da Copa do Mundo e Olimpíadas entrou em uma séria recessão, portanto  ter uma economia forte que agüenta um evento como Copa do Mundo com aquela história de "Padrão FIFA" pode contar à favor.
Possíveis cidades sede
Com 10 e possívelmente 12 cidades, não é difícil escolher as sedes, com certeza abertura e final seriam na capital no emblemático estádio Azteca.
Future Futebol cravaria se baseando até em outras Copas mexicanas e também em infraestrutura e turissmo: Cidade do México, Guadalajara, Torreón, Morelia, Puebla, León, Queretaro, Monterrey, Mérida-Cancun, Veracruz, Acapulco e Tijuana.
Mas não se pode se esquecer de outras possiveis sedes, que já até receberam jogos de Copa do Mundo ou que tem potencial pra receber, casos de Toluca, Pachuca, Irapuato, Ciudad Carmen, Celaya, Aguascalientes, Tampico, Oaxaca, San Luis Potosi, Chihuahua, Durango, Tuxtla Gutierrez, entre outras.
E também existe a possibilidade de Estados Unidos, México e Canadá apresentarem uma candidatura conjunta, até para receber a Copa do Mundo e os custos serem divididos entre ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário