Vamos falar da até agora única candidatura que é certa, mas que não é para 2026 e sim para 2030. Os presidentes do Uruguai e Argentina confirmaram a intenção em uma reunião que os dois países irão concorrer pra receber o evento em 2030, quando fará 100 da realização da primeira Copa do Mundo da história, que foi realizada no Uruguai e que foi decidida na final daquele torneio por Uruguai e Argentina, com vitória uruguaia por 4-2.
E seria justo acontecer nos dois países, que dividiriam os custos ehoje o Uruguai não conseguiria realizar sozinho e um torneio aqui na América do Sul viria bem a calhar depois do sucesso do Brasil em 2014. Vamos enumerar os prós e os contras da candidatura conjunta de Argentina e Uruguai.
Pontos à favor
- Este é o principal fator, o que já torna a candidatura de Uruguai e Argentina a grande favorita para receber o torneio: o fator histórico.
Em 2030 completará 100 anos da realização da primeira Copa do Mundo da história, que aconteceu em 1930 no Uruguai e que na final deste torneio teve justamente Uruguai e Argentina.
Nada mais emblemático do que comemorar o centenário de um torneio que teria uma final onde tudo começou, no estádio Centenário em Montevidéu.
Melhor, impossível, só perde pra alguma candidatura que tiver os "bastidores" mais forte, porque por questão de justiça a Copa de 2030 tem de acontecer no Uruguai e na Argentina.
- Essa nem precisa falar muito, a Copa do Mundo ocorreria na casa de duas escolas tradicionais, bicampeãs mundiais e de muita tradição com povos extremamente apaixonados pelo futebol, e que vêm embalados pelo sucesso da Copa do Mundo do Brasil pra mais uma Copa do Mundo na América do Sul.
- Países culturalmente ricos, com ótima culinária e que tem muitos pontos turísticos. Eu do Future Futebol tive a chance de visitar Buenos Aires e mais que recomendo.
Pontos contra
- Assim como o Brasil, talvez a parte econômica, mesmo que dividindo os custos da competição, podem pesar, pois os dois países já passaram por recente recessão, assim como o Brasil.
- Outro fato que podem pesar é a chance de criar atrasos em entregas de obras e criar possíveis "elefantes brancos", e a infraestrutura não ficar pronta, tipo não cumprir de entregar o que promete, como no Brasil, que ficou com várias obras superfaturadas e paralizadas.
- Existe a chance de a Copa do Mundo devido ao calendário europeu ocorrer no período que vai ser inverno no hemisfério sul do planeta, podendo ser essa uma das Copas do Mundo mais "frias" da história.
Possíveis cidade sede
Nós da Future Futebol cravaríamos 16 sedes, ou 12, a maioria sendo na Argentina. Caso for 16, 10 das sedes seriam na Argentina e 6 no Uruguai e em caso de 12 seriam 4 no Uruguai e 8 na Argentina.
Também cravaria que a abertura aconteceria na Argentina, em Buenos Aires e a final em Montevidéu no Uruguai.
Cravaria que Buenos Aires e Montevidéu teriam 2 estádios em cada cidade, mas vamos falar das sedes.
No Uruguai seriam: Montevidéu, Maldonado, Paysandu, Tacuarembó e Colonia del Sacramento. Poderiam concorrer Salto e Rivera.
Na Argentina Seriam: Buenos Aires, Avellaneda, Córdoba, Mendoza, Rosário, Mar del Plata, La Plata, Santa Fé e San Miguel Tucuman.
Poderiam concorrer Salta, San Luis, Jujuy, Neuquen, Resistência, Comodoro Rivadavia e se for pra colocar pra divulgar o turismo argentino, Ushuaia e Bariloche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário