domingo, 16 de outubro de 2016

FIFA World Cup 2026, 2030 and 2034 - Possíveis países candidatos - Canada

Continuando com a nossa série de possíveis candidatos à sede da Copa do Mundo de 2026, 2030 e 2034, chegamos à mais um país da CONCACAF que, se for confirmado por região que a Copa do Mundo só sairá para países da região, é um dos franco favoritos.
O Canadá é um país com altos índices de desenvolvimento, faz fronteira com os Estados Unidos, na verdade, um país quase irmão dos Estados Unidos.
O Canadá já recebeu vários torneios FIFA, mundiais sub 20, mundiais femininos, além de Olimpiadas e Panamericanos e com toda certeza se candidata para receber o maior evento esportivo do planeta, que é o que falta para os canadenses.
A Future Futebol enumera as possíveis vantagens e desvantagens do Canadá receber uma Copa do Mundo.
Pontos à favor
- O Canadá é um país com 35 milhões de habitantes e com um dos IDH (Índice de desenvolvimento humano) mais altos do mundo, além de que existem duas línguas oficiais: o francês e o inglês. Tem uma economia forte e excelente infraestrutura quanto aos estádios.
- O Canadá além de Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, já recebeu Jogos Panamericanos, além de Mundiais FIFA em outras categorias, como Mundiais Sub-20 e Mundiais Femininos. Só falta mesmo uma Copa do Mundo, o que é bom, pois a FIFA gosta de diversificar suas sedes pra nunca serem os mesmos países, ainda mais o Canadá que recebeu e organizou bem os outros eventos FIFA e que nunca recebeu o maior evento esportivo do mundo.
 - É um país com um forte potencial turístico, é bonito por natureza e cidades belas e bem planejadas. Além disso possui muitas estradas em ótimas condições e aeroportos bem localizados, e faz fronteira com os Estados Unidos, exemplo, não é longe Montreal e Toronto de Chicago, Detroit, Cleveland, New York e Washington DC. A Copa do Mundo no Canadá com certeza irá receber muitos americanos, mas muitos mesmo, já que o esporte começa a virar febre no território ianque, além da proximidade política e cultural que existe entre Canadá e Estados Unidos, com equipes canadenses na MLS (futebol), na NBA (basquete) e na NHL (hóquei).
Pontos contra
- Apesar de ir bem no futebol feminino, a seleção masculina é muito fraca, ficou fora novamente do hexagonal final para a Copa do Mundo de 2018. Pra resumir, o Canadá não tem tradição no futebol na região, e não consegue nem fazer uma base capaz de ter jogadores de talento. Pra ser sede de um Mundial e fazer bonito teria que melhorar e muito.
- Apesar de como falamos ter ótima infraestrutura, como o Canadá é um país que geralmente faz muito frio, teria de ver gramados que durassem, ou então se pensar em fazer em domos fechados pra proteger do frio. Não poderia ocorrer como na Copa do Mundo Feminina de 2015, que muitos jogos foram em gramados sintéticos e artificiais e muitas jogadoreas mostravam o corpo todo machucado e arranhado devido ao gramado sintético.
- Como falamos, o futebol masculino não é uma força no Canadá, e esporte favorito é o hoquéi no gelo e pra complicar o Canadá não tem uma liga de futebol forte, e sim times que participam da MLS, e isso não ajuda muito no desenvolvimento do futebol canadense.
Possíveis cidades sedes
Aqui tem bastantes possibilidades, mas daria certo até com 10 cidades, 12 no máximo, e não seria difícil indicar as cidades sedes.
A Future Futebol escolheria: Toronto, Montreal, Ottawa, Vancouver, Calgary, Edmonton, Winnipeg, Quebec City, Regina, Hamilton, Moncton, Kitchener ou London.
Mas também não se pode esquecer da possibilidade de candidaturas conjuntas, como do Canadá com os Estados Unidos, tudo é possível, apesar que nesse caso sou favorável à candidatura única. E acredito fortemente que o Canadá é o favorito, pois nunca sediou uma Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário