Aqui, mais uma possibilidade de candidatura conjunta, apesar que reitero aqui que estes teriam condições de sediarem uma Copa do Mundo por conta própria.
Portugal e Espanha, fizeram a tentativa de candidatura conjunta para a Copa do Mundo de 2018 e 2022, mas não vingou e acabou perdendo para a Rússia e o Catar.
Os países são duas potências européias no futebol, já sediaram vários eventos com muito sucesso e a candidatura conjunta para 2018 e 2022 foi até agora a primeira tentativa.
A Future Futebol enumera aqui os pontos favoráveis e os pontos contra de uma possível candidatura da península ibérica para a Copa do Mundo, sendo em conjunto ou candidaturas únicas.
Pontos favoráveis
- Ambos sediaram com muito sucesso vários eventos esportivos, principalmente a Espanha, que recebeu já uma Copa do Mundo em 1982 e também já recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos, em Barcelona em 1992. Já Portugal foi sede de uma Eurocopa em 2004.
- Em ambos os países o futebol é uma febre e possuem duas das principais ligas do planeta. As seleções de cada país também possuem grandes craques, como Cristiano Ronaldo, Iniesta, entre muitos outros e clubes como Real Madrid, Barcelona, Benfica e Porto. E por conta de ter clubes poderosíssimos, também possuem estádios modernos, assim sendo, possuem excelentes infra-estruturas, que precisa de pouca remodelagem.
- E são países que possuem ótimas infra-estruturas, podem sediar por conta própria uma Copa do Mundo, e talvez tentem até por conta própria, que é a torcida da Future Futebol. Essa tentativa de candidatura conjunta é mais pra divisão de custos de um Mundial. E tem todo o potencia turístico e histórico de ambos os países.
Pontos contra
- Enumerando praticamente os problemas que é igual dos outros, a forte concorrência, então se for candidatura conjunta ou por conta própria, ambos teriam de ter os "bastidores" forte para ter chances, pois poderiam ter como concorrentes Inglaterra, França, Itália, Turquia, Holanda e Bélgica, isso só na Europa, pois poderiam ter de outros continentes Estados Unidos, México, Canadá, Argentina e Uruguai, Colômbia, China, Japão, Marrocos, Austrália, China e Coréia do Sul como concorrentes.
- Segurança é primordial, devido à sempre temida ameaças terroristas e uma possível invasão de "hooligans".
- E a parte econômica, que mesmo sendo conjunta, sempre tem custos e se for candidatura própria aumentaria mais os custos e sabe-se que não é barato sediar uma Copa do Mundo, não se sabe como estará a economia daqui a alguns anos.
Possíveis cidades sede
Vamos enumerar de dois jeitos, sendo conjunta a candidatura, as sedes serão praticamente os mesmos do que é mostrado no caderno de encargos da candidatura de 2018 e 2022.
Portanto as sedes seriam: em Portugal as cidades de Lisboa e Porto e na Espanha teríamos Madrid, Barcelona, Sevilha, Valência, Bilbao, La Coruña, Vigo, Santander, Alicante, Badajoz, Gijón, Málaga, Múrcia, Zaragoza, San Sebastian e Valladolid.
Em candidaturas separadas a Future Futebol acrescentaria: em Portugal teríamos Braga, Aveiro, Guimarães, Faro, Coimbra, Leiria, Setubal, Ponta Delgada-Açores e Funchal-Madeira.
Na Espanha fora as sedes já citadas, acrescentaria Las Palmas-Canárias, Palma de Mallorca, Elche, Alicante, Albacete, Oviedo, Pamplona e Logroño.
Na Espanha fora as sedes já citadas, acrescentaria Las Palmas-Canárias, Palma de Mallorca, Elche, Alicante, Albacete, Oviedo, Pamplona e Logroño.
Nenhum comentário:
Postar um comentário