A Inglaterra faz muito tempo que vem tentando sediar uma Copa do Mundo, a única que sediou (do qual foi campeã) foi no longínquo ano de 1966.
Desde então o país nunca mais recebeu uma Copa do Mundo, e mesmo tendo recebido outros grandes eventos como Eurocopa e Olimpíadas, os ingleses passavam longe de sediar devido à briga nos bastidores dos dirigentes e imprensa inglesa com a FIFA.
Mas na possibilidade de voltar à se candidatar, a Inglaterra com certeza na Europa é uma das favoritas.
Vamos enumerar o que conta à favor e contra à candidatura inglesa à sede de uma Copa do Mundo.
Pontos favoráveis
- Excelentes infraestrutura, ótimos estádios e a proximidade das sedes, a Inglaterra já tem quase tudo pronto, não precisaria construir outros estádios e aeroportos, talvez remodelar para o "Padrão FIFA" e preparar os aeroportos pra receber os turistas do mundo inteiro.
- Pode-se falar que a Inglaterra tem a principal liga de futebol do planeta, pelo menos é uma das mais rentáveis e rica do mundo, todos os maiores jogadores do mundo atuam ou já atuaram em estádios ingleses, e praticamente é assistido por todo o mundo. Sem falar da seleção inglesa, que mesmo não tendo títulos fora o de 1966 ainda atrai bastante os holofotes. E os ingleses estão muito tempo sem receber uma Copa do Mundo, vejam aqui a candidatura inglesa em 2018 e 2022
- A Inglaterra é um dos países mais visitados no mundo, tem toda a parte histórica, realeza, os hábitos e costumes ingleses são conhecidos mundialmente. Além da parte cultural, musical, de cinema, de monumentos históricos.
Pontos contra
- Lembrando que uma candidatura inglesa só pode ocorrer a partir de 2030, mas mesmo assim vai ser dificil vencer a concorrência. Só na Europa temos Turquia, Itália, Espanha e quem sabe França, Polônia, e podem ter a concorrência de outras regiões, como em 2030 onde surge Argentina e Uruguai como uma das favoritas e 2034 temos China, Japão, Coréia do Sul e Austrália.
- Pode-se dizer que nos bastidores devido as histórias de denúncias contra a FIFA que sempre tem a imprensa inglesa que divulga e denúncia e isso pode pesar contra os ingleses, o famoso peso dos bastidores.
- A segurança é um itém que preocupa, tanto o problema com o terrorismo e até o problema com os "hooligans", que mesmo estando adormecido, nunca se sabe, segurança teria de ser uma prioridade.
Possíveis cidades sede
Não é surpresa, a base das cidades sedes devem ser igual à da candidatura de 2018 e 2022.
E devido a possibilidade de expansão no número de seleções, que poderiam chegar a 48 participantes, poderiam ter um aumento no número de sedes, tipo Londres ter 3, 4 estádios, Manchester ter 2 estádios e por aí vai. Seriam de 12 à 16 sedes e 20 estádios pelo menos.
As cidades sedes seriam: Londres, Manchester, Liverpool, Birmingham, Leeds, Newcastle, Notthingham, Sheffield, Plymouth, Bristol, Sunderland e Milton Keynes.
Isso se baseando no cadernos de encargos da candidatura de 2018 e 2022, mas a Future Futebol colocaria também na disputa para ser sede: Southampton, Brighton, Ipswich, Norwich, Leicester, Coventry, Derby, Stoke on Trent, Wolverhampton, Hull, Bolton, Blackburn e Middlesbrough.
Nenhum comentário:
Postar um comentário