Sim é possível, e porque não pensar em uma possível candidatura do Egito para uma Copa do Mundo em 2026, em 2030 ou 2034.
Os Faraós, como é conhecida a seleção egípcia, é uma das mais tradicionais do continente africano. Foi a primeira seleção africana a participar de uma Copa do Mundo, em 1934, mas não tem tradição em Copa do Mundo, só participando dos Mundiais de 1934 e 1990, além de duas participações em
Copa das Confederações.
Copa das Confederações.
Mas o Egito é uma potência no continente africano, sendo o maior campeão da Copa Africana de Nações.
Vamos enumerar aqui os prós e contra de uma possível candidatura egípcia para a Copa do Mundo.
Pontos à favor
- Fator histórico e cultural, a civilização egípcia é uma das mais antigas do mundo, e pelo potencial turístico do país nada mais interessante que uma Copa do Mundo na terra dos faraós.
- Futebol é uma das paixões nacionais do país, com estádios sempre cheios, um forte campeonato local, que possui os clubes mais fortes e tradicionais do continente africano, e assim como falamos, a seleção egípcia é a maior campeã africana.
- O Egito já possui bons estádios, apesar que para o "Padrão FIFA", teria que remodelar muitos deles, mas tantos estádios como alguns aeroportos teriam condições pra receber o evento, claro que teria de melhorar mais a infraestrutura, como estádios, estradas, mobilidade, aeroportos, hotéis. Mas o Egito já recebeu Mundiais da FIFA em outras categorias e passou no teste.
Pontos contra
- Talvez a principal, instabilidade política, que poderia afetar o torneio, além do país pelo histórico de estar sujeito à atentados terroristas, com certeza o povo egípcio e o governo teriam de se unir em fazer o melhor e garantir a segurança, que seria uma das prioridades pra proteger quem for acompanhar o torneio.
- Economia, o que muitos perguntariam é se o Egito aguentaria economicamente receber uma Copa do Mundo sem ter nenhuma grande recessão econômica e que não fique nenhum "elefante branco". Teria de ser um "Mundial sustentável", com contenção de gastos.
- A violência, que é uma realidade, tanto dentro de estádios como no dia a dia. Segurança teria de ser bem reforçada.
Possíveis cidades sede
No Egito pode se fazer um Mundial com 10 ou 12 sedes, podendo ter dois estádios na capital Cairo.
A Future Futebol colocaria como cidades sede: Cairo, Alexandria, Suez, Tanta, Port Said, Ismaily, Shamar el Sheikh, Gizé, Aswan, Luxor, Hurghada e Dumiat.
Outras cidades candidatas que poderiam concorrer: Bani Ebeid, Zagazig, Al-Mahalla, Al-Fayoun, Asiut, Beni Suef e El-Mansoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário